Crise do fentanil: Governo do EUA processa 14 empresas chinesas e canadenses
A razão por trás da iniciativa é que essas companhias estão conectadas com a importação desse opioide para o território norte-americano
O governo dos Estados Unidos anunciou recentemente que está iniciando processos e sanções contra nada menos que 14 empresas estrangeiras — com algumas delas sendo da China, e outras do Canadá.
A razão por trás da iniciativa é que essas companhias estão conectadas com a importação de fentanil, uma droga opioide forte, para o território norte-americano, conforme informado pela Associated Press.
Vale destacar aqui que a população estadunidense vive atualmente uma crise de opioides, com muitas overdoses fatais de usuários se relacionando justamente ao fentanil, que é muitas vezes usado por traficantes para batizar os seus produtos, tornando-os mais potentes.
"Estamos aqui hoje para entregar uma mensagem em nome do governo dos Estados Unidos. Sabemos quem é o responsável pelo envenenamento do povo americano com fentanil", afirmou Merrick Garland, que atua como procurador-geral nos EUA, em uma coletiva de imprensa.
Combate às drogas
A ação faz parte de uma série de outras que as autoridades norte-americanas vêm tomando na tentativa de atenuar a letal crise de opioides. Além das empresas, 28 indivíduos com conexões com o tráfico de substâncias ilícitas (incluindo fentanil, que apenas é permitido no contexto médico) foram alvo de processos criminais recentemente, de acordo com o The Guardian.