Daniel Ortega: quem é o presidente da Nicarágua acusado de ditadura?
Ortega foi líder da Frente de Libertação, mas adotou uma postura autoritária desde que foi eleito em 2007. Relação com Lula chama a atenção
Daniel Ortega, presidente da Nicarágua, é um político que já foi alvo de diversas polêmicas. Ele governa o país da América Central desde 2007, e ficou conhecido por ter sido líder da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN), que governou o país de 1979 a 1990.
Outro ponto central na história de Ortega no poder são as políticas autoritárias e a supressão de oposição política, o que levantou uma acusação de ditadura e violação dos Direitos Humanos.
A aproximação de Ortega com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi bastante criticada, e levou o Brasil a não aderir a uma declaração conjunta, assinada por mais de 50 países, que denunciaram os crimes de Daniel Ortega.
Quem é Daniel Ortega?
Daniel Ortega é o presidente da Nicarágua, eleito em 2007 democraticamente. Ele é o líder mais antigo das Américas, com 20 anos consecutivos no poder e 29 anos no acumulado.
Ele ingressou no no partido Frente Sandinista de Libertação Nacional ainda na adolescência e lutou contra a a ditadura de Anastasio Somoza, cuja família governava o país desde 1936. Nos anos 1960, Ortega abandonou o curso de Direito para se comprometer com a causa.
Por volta dos 20 anos, Daniel Ortega chegou a assaltar um banco em Manágua para conseguir fundos. Ele foi preso e severamente torturado durante sete anos, até ser solto antecipadamente em 1974, em troca de reféns. Ele foi enviado para Cuba, onde se especializou em guerrilha, e depois voltou para a Nicarágua.
Os sandinistas tomaram o poder em 1979 e Ortega foi eleito em 1984. Sua eleição foi reconhecida internacionalmente como livre e justa, com exceção dos Estados Unidos. O presidente da época, Ronald Reagan, afirmou que o pleito foi uma “farsa”, e passou a apoiar grupos armados no auge da Guerra Fria, chamados “Contras”.
O impacto da guerra gerou problemas econômicos no país, que enfrentou um grande fracasso no setor, ainda que o primeiro governo sandinista tenha obtido ganhos importantes na saúde, educação e reforma agrária.
Após derrotas nas urnas em 1990, 1995 e 2001, relacionadas a acusações de corrupção no partido, Ortega se elegeu novamente em 2007, tendo sido reeleito em 2011, 2016 e 2021. Na última eleição, houve a prisão de diversos opositores, rejeitada por grande parte da comunidade internacional.
O que foi a Frente Sandinista de Libertação?
Daniel Ortega é líder do partido FSLN, que governou a Nicarágua durante a revolução sandinista na década de 1980. Atualmente, o partido foi acusado de corrupção e de supressão da oposição política. Por isso, o FSLN é visto como um partido de esquerda que adotou posturas autoritárias nos últimos anos, deixando de lado as raízes progressistas.
A Nicarágua vive uma ditadura?
Em 2007, Daniel Ortega foi eleito democraticamente em um pleito que chegou a ser contestado pela oposição. Desde então, ele adotou uma postura autoritária, que envolve até o controle da mídia no país. Por isso, ele foi acusado de ser um ditador e de violar os direitos humanos.
Ortega também foi o responsável pelo fechamento de igrejas na Nicarágua. Ele acusou líderes religiosos de incitar a violência durante protestos contra o governo em 2018. Desde então, uma grande polêmica surgiu com as restrições sobre a atuação de igrejas no país.
Qual a fortuna de Daniel Ortega?
Considerado um dos políticos mais ricos da América Latina, Daniel Ortega possui uma fortuna de, aproximadamente, US$ 500 milhões (aproximadamente R$ 2,5 bilhões), segundo dados do Instituto Nicaraguense de Seguro Social (INSS) revelados pelo jornal Confidencial. O patrimônio foi construído com o passar dos anos através de empresas ligadas ao governo e projetos de infraestrutura financiados pelo Estado.
Daniel Ortega é de esquerda ou direita?
Líder da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN), Daniel Ortega pode ser considerado um político da esquerda, no espectro político. A FSLN é um partido socialista, fundado em 1961, que segue a ideologia Sandinista, e foi nomeado em homenagem a Augusto César Sandino, que liderou a resistência contra a ocupação estadunidense da Nicarágua na década de 1930.
Qual a relação de Lula com Daniel Ortega?
A relação política entre o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Daniel Ortega ganhou os holofotes. Os dois se encontraram em Manágua, capital da Nicarágua, e Ortega foi elogiado por Lula, que também agradeceu a ajuda do país durante seus primeiros governos. A aliança entre os dois líderes gerou críticas.
Recentemente, o Brasil não aderiu a uma declaração conjunta, assinada por mais de 50 países, que denunciaram os crimes de Daniel Ortega. O país se manteve em silêncio sobre as denúncias na Nicarágua durante uma reunião do Conselho de Direitos Humanos da ONU.