DiCaprio pede na ONU que países assinem Acordo de Paris
O ator americano Leonardo DiCaprio pediu nesta sexta-feira (22) aos líderes de todo o mundo que assinem os acordos contra a mudança climática e advertiu que "o planeta não se salvará se não deixarmos os combustíveis fósseis sob a terra".
"O mundo está olhando. Os senhores serão aclamados ou criticados pelas gerações futuras", disse DiCaprio aos chefes de Estado e de governo e outros representantes nacionais reunidos nas Nações Unidas para assinar o Acordo de Paris sobre o clima.
Para o ator, Mensageiro da ONU para a mudança climática, o pacto é "histórico", mas não suficiente.
"A mudança climática está ocorrendo mais rápido do que os cientistas mais pessimistas nos disseram há uma década", lembrou, defendendo a necessidade de um "mudança em massa" e de uma "nova consciência coletiva" no mundo.
DiCaprio disse aos líderes que chegou o momento de decidir "em que lado da história" querem estar e de passar dos debates às ações concretas.
"Os senhores são a última e melhor esperança da Terra. Pedimos que a protejam ou nós e tudo aquilo que apreciamos seremos história", concluiu.
DiCaprio falou perante as Nações Unidas na cerimônia aberta nesta sexta-feira à assinatura do Acordo de Paris, que será selado nesta primeira jornada por pelo menos 171 países.