'Dignos, sem algemas', diz Petro após 1º avião com deportados dos EUA chegar à Colômbia
Avião da Força Aérea colombiana com deportados dos EUA chegou a Bogotá nesta terça-feira, 28
Após o primeiro de dois aviões da Força Aérea da Colômbia transportando pessoas deportadas dos Estados Unidos chegar a Bogotá na madrugada desta terça-feira, 28, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, defendeu os imigrantes e afirmou que eles merecem dignidade.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Vêm nossos conterrâneos dos EUA livres, dignos, sem estarem algemados. Estruturamos um plano de crédito produtivo, associativo e barato para o imigrante. O imigrante não é um delinquente, é uma pessoa humana livre", afirmou o presidente.
Em outro post, ele declarou: "São colombianos, são dignos e estão em sua pátria, onde são queridos. O imigrante é um ser humano que quer trabalhar e progredir, viver a vida".
Vienen nuestros connacionales desde EEUU libres, dignos, sin estar esposados.
Estructuramos plan de crédito productivo, asociativo y barato para el migrante
El migrante no es un delincuente, es una persona humana libre. pic.twitter.com/hRbgCELIF6
— Gustavo Petro (@petrogustavo) January 28, 2025
A fala de Petro ocorre após brasileiros deportados chegarem algemados e com os pés acorrentados ao Brasil em um voo fretado dos EUA para repatriação. O governo federal determinou a retirada das algemas dos passageiros. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) considerou a situação um "flagrante desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros".
O presidente colombiano já havia criticado a medida de deportação por voos militares, afirmando que a Colômbia não tomaria tal ação, e declarou: "Somos o oposto dos nazistas". No entanto, ele também afirmou que a Colômbia aceitaria os imigrantes deportados em aviões civis e ofereceu seu avião presidencial para garantir um "retorno digno".