Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Distúrbios no Mundo Árabe

Retirada de armas químicas é retomada na Síria

Desde 4 de abril, 15 contêineres foram carregados em navio dinamarquês, no porto de Latakia, no oeste da Síria

11 abr 2014 - 11h39
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Agente da Marinha, a bordo do Cape Ray, navio equipado para neutralizar substâncias químicas na Síria, dá explicações a um grupo de jornalistas, na base naval de Rota, usada pelos EUA, na costa sudoeste da Espanha, na quinta-feira, 10 de abril</p>
Agente da Marinha, a bordo do Cape Ray, navio equipado para neutralizar substâncias químicas na Síria, dá explicações a um grupo de jornalistas, na base naval de Rota, usada pelos EUA, na costa sudoeste da Espanha, na quinta-feira, 10 de abril
Foto: AP

A retirada das armas químicas sírias foi retomada, tornando possível respeitar o calendário fixado para eliminar seu arsenal, afirmou nesta sexta-feira o porta-voz da força encarregada das operações de transporte.

"Depois de um período sem carregamento de substâncias químicas da Síria, as operações foram retomadas", afirmou Simen Rudi em um comunicado.

A situação de segurança é suficientemente boa para retomar o carregamento e, desde 4 de abril, 15 contêineres foram carregados no navio dinamarquês Ark Futura, no porto de Latakia, no oeste da Síria, acrescentou.

"Isto significa que as operações ainda se ajustam ao calendário estabelecido, mas a situação da segurança desempenhará um papel importante no cumprimento dos prazos", estimou Rudi.

No dia 3 de abril, Sigrid Kaag, que coordena a operação conjunta de desarmamento químico na Síria lançada pela Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ) e pela ONU, estimou que a Síria poderia cumprir o calendário se as operações de transferência fossem retomadas imediatamente.

Em virtude de um acordo russo-americano alcançado em setembro de 2013 para evitar bombardeios aéreos americanos na Síria, Damasco se comprometeu a se desfazer de seu arsenal de armas químicas até 30 de junho.

&amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/mundo/guerra-civil-da-siria/&amp;amp;quot; href=&amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/mundo/guerra-civil-da-siria/&amp;amp;quot;&amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;gt;
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade