Dois britânicos são detidos no Irã por espionagem, diz judiciário iraniano
Dois cidadãos britânicos detidos no Irã foram acusados de espionagem após supostamente coletarem informações em diferentes partes do país, afirmou nesta terça-feira a agência de notícias Mizan, do judiciário iraniano.
Os dois foram identificados como Craig e Lindsay Foreman. No último sábado sua família afirmou que estava se comunicando com autoridades relevantes para garantir o bem-estar da dupla e o seu retorno para casa em segurança.
"Os indivíduos detidos entraram no país como turistas e coletaram informações em várias províncias do país", disse a Mizan, sem dar mais detalhes. Segundo a imprensa britânica, eles são casados.
A Mizan citou uma autoridade judicial dizendo que os dois são ligados a serviços de inteligência e que as investigações sobre as supostas ligações estavam em andamento.
O Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido afirmou em comunicado nesta terça-feira que está profundamente preocupado e que continuava levando o caso diretamente às autoridades iranianas.
"Estamos fornecendo a eles (os dois cidadãos britânicos) assistência consular e permanecemos em contato próximo com seus familiares", acrescentou o ministério.
A Guarda Revolucionária do Irã prendeu dezenas de estrangeiros e cidadãos de dupla nacionalidade nos últimos anos, a maioria por acusações de espionagem e relacionadas à segurança.
Grupos de direitos humanos e alguns países ocidentais acusaram o Irã de tentar ganhar concessões de outros países por meio de prisões por acusações de segurança, que podem ter sido forjadas. Teerã nega as acusações.