Donald Trump ordena grande operação contra imigração ilegal para segundo dia de mandato
Os alvos serão imigrantes com antecedentes criminais na cidade de Chicago
Uma grande operação contra imigrantes ilegais está prevista para acontecer na próxima terça-feira, 21, nos Estados Unidos, segundo dia de mandato do novo governo de Donald Trump. Segundo o The Wall Street Journal, a operação será conduzida pelo Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas dos EUA.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O combate à imigração ilegal esteve no centro da campanha de Trump na corrida para as eleições presidenciais. O presidente eleito promete a maior deportação em massa da história dos Estados Unidos. Na operação de terça, até 200 agentes devem participar das buscas.
Com cerca de 20 milhões de imigrantes no país, o presidente planeja deportar um número significativo deles nos primeiros anos de governo. É esperado que Trump publique uma série de ordens executivas assim que tomar posse com medidas contra a imigração.
Os primeiros alvos do governo do republicano serão imigrantes com antecedentes criminais na cidade de Chicago. Ainda como política contra imigrantes, o presidente pretende enviar tropas para as fronteiras e retomar a construção do muro entre Estados Unidos e México.
Agentes dos Estados Unidos colocaram, nesta sexta-feira 17, arame farpado nos cruzamentos fronteiriços com a mexicana Ciudad Juárez (norte) e realizaram exercícios de segurança antes da posse presidencial na próxima segunda-feira, 20.