Donald Trump ou Kamala Harris: os resultados da eleição americana Estado por Estado
Confira os Estados que já deram vitória a Donald Trump ou Kamala Harris, de acordo com projeções da BBC.
As primeiras projeções da BBC dos resultados das eleições americanas já começaram a ser divulgadas nesta terça-feira (acompanhe aqui as notícias em tempo real e os resultados ao vivo em nosso mapa interativo).
Aqui, reunimos as projeções divulgadas até agora, divididas por Estados conquistados pelo republicano Donald Trump e pela democrata Kamala Harris.
O número total de votos recebidos por cada candidato não define o futuro presidente dos Estados Unidos.
Isso acontece porque, no país, ele não é escolhido de maneira direta, mas eleito por delegados que representam os Estados e o Washington DC no Colégio Eleitoral.
Nos EUA, os eleitores escolhem o Colégio Eleitoral — o órgão conta com 538 delegados distribuídos entre todos os Estados e Washington D.C., segundo a população e o número de parlamentares de cada Estado (incluindo a Câmara dos Deputados e o Senado).
Após a contagem de votos em cada Estado, o candidato que somar 270 delegados entre os 538 vence a eleição.
Por enquanto, Trump acumula 211 delegados, e Harris, 153.
Vencidos por Donald Trump, republicano (211 delegados)
Alabama (9 votos no Colégio Eleitoral)
Flórida (30 votos)
Missouri (10 votos)
Oklahoma (7 votos)
Tennessee (11 votos)
Kentucky (8 votos)
Indiana (11 votos)
Virgínia Ocidental (4 votos)
Carolina do Sul (9 votos)
Arkansas (6 votos)
Texas (40 votos)
Dakota do Norte (3 votos)
Dakota do Sul (3 votos)
Wyoming (3 votos)
Louisiana (8 votos)
Montana (4 votos)
Utah (6 votos)
Mississippi (6 votos)
Ohio (17 votos)
Iowa (6 votos)
Kansas (6 votos)
Idaho (4 votos)
Vencidos por Kamala Harris, democrata (153 delegados)
Washington DC (3 votos no Colégio Eleitoral)
Maryland (10 votos)
Massachusetts (11 votos)
Vermont (3 votos)
Delaware (3 votos)
Rhode Island (4 votos)
Nova York (28 votos)
Illinois (19 votos)
Colorado (10 votos)
Califórnia (54 votos)
Oregon (8 votos)
Quais os Estados decisivos e quando devem sair os resultados
A lista de Estados onde a disputa pela Casa Branca é decisiva varia em cada eleição e é baseada em diversos fatores — como resultados dos pleitos anteriores, pesquisas de intenção de voto, novas tendências políticas, mudanças demográficas e características específicas dos candidatos, entre outros.
Neste ano, estrategistas políticos e analistas identificam os seguintes sete Estados como aqueles que devem decidir a eleição: Arizona, Carolina do Norte, Geórgia, Michigan, Nevada, Pensilvânia e Wisconsin.
Veja os horários previstos para termos alguns resultados.
- Geórgia: urnas fecharam às 21h (horário de Brasília) nesta terça-feira. Às 0h13 desta quarta-feira, o Estado tinha 85% das urnas apuradas, com liderança de Trump.
- Carolina do Norte: urnas fecharam às 21h30 (horário de Brasília). Resultados são esperados ainda na madrugada de quarta.
- Pensilvânia: urnas fecharam às 22h (horário de Brasília). Pode levar até um dia para que a apuração avance a ponto de se declarar um vencedor.
- Wisconsin: urnas fecharam às 23h (horário de Brasília). O Estado não deve ter resultado pelo menos até a madrugada de quarta-feira.
- Michigan: urnas fecharam às 23h (horário de Brasília). Resultados não são esperados até o fim da quarta-feira.
- Arizona: urnas fecharam à 0h (horário de Brasília). Os principais condados não terão resultado até a manhã de quarta-feira. Votos por correio podem demorar até 13 dias para serem contados.
- Nevada: urnas fecharam à 0h de quarta-feira (horário de Brasília). A apuração pode levar dias, já que votos por correio podem chegar até 9 de novembro.
Como a BBC obtém e divulga os resultados?
A BBC conta com dois parceiros confiáveis que fornecem os dados dos resultados - a agência de notícias Reuters e nossa parceira americana CBS. Quando informamos um resultado, chamamos isso de "projeção".
Isso porque nossos parceiros analisam os dados recebidos, e quando têm confiança de que um candidato tem uma liderança insuperável em uma determinada disputa estadual, eles projetam o vencedor. Essa projeção não é o resultado oficial — mas ela quase sempre se confirma quando todos os votos são finalmente contados.
O resultado oficial vem quando os Estados certificam os resultados, geralmente dias ou semanas após o dia da eleição.