Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Proteção de vacinas contra covid enfraquecerá com o tempo

"É, portanto, provável que haverá campanhas de vacinação contra o Sars-CoV-2 por muitos anos", disse especialista britânico

30 jul 2021 - 14h08
(atualizado às 14h46)
Compartilhar
Exibir comentários

A proteção que as vacinas fornecem contra infecções de coronavírus, e talvez contra casos graves de covid-19, muito provavelmente enfraquecerá com o tempo, e campanhas de imunização continuarão por muitos anos, disseram cientistas de um grupo de conselheiros do governo britânico.

"É muito provável que a imunidade induzida pela vacina contra a infecção de Sars-CoV-2, e potencialmente contra doenças graves (mas provavelmente em um nível menor) enfraquecerá com o tempo", segundo um resumo de um documento que está sendo avaliado pelo Grupo de Conselhos Científicos para Emergência(Sage) do governo britânico.  

Mulher segura recipiente com adesivo Vacina Covid-19, em imagem de ilustração
30/10/2020
REUTERS/Dado Ruvic
Mulher segura recipiente com adesivo Vacina Covid-19, em imagem de ilustração 30/10/2020 REUTERS/Dado Ruvic
Foto: Reuters

"É, portanto, provável que haverá campanhas de vacinação contra o Sars-CoV-2 por muitos anos, mas no momento não sabemos qual será a frequência exigida ideal da re-vacinação para proteger os vulneráveis à doença covid", disseram os cientistas.

O documento, intitulado "Por quanto tempo as vacinas continuarão protegendo contra a Covid?", foi escrito por virologistas e epidemiologistas do Imperial College de Londres, da Universidade de Birmingham e do Departamento de Saúde Pública da Inglaterra.

O Reino Unido aprovou e está usando três vacinas: Oxford-AstraZeneca, Pfizer-BioNTech e Moderna, em um programa de vacinação em massa que começou em dezembro de 2020.

Dados do mundo real mostraram que essas vacinas protegem com 95% de eficácia, ou mais, contra a variante Alpha que foi predominante no Reino Unido no começo de 2021, dizem os cientistas, embora a habilidade de proteger contra infecções e transmissões seja menor.

Os especialistas disseram que pode ser esperado que a eficácia das vacinas permaneça alta contra doenças graves, mas a efetividade contra doenças moderadas e infecções pode cair com o tempo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade