Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo

É preciso enfrentar desafio do acolhimento, diz Mattarella

Presidente da Itália lembrou 150 anos de imigração no Brasil

18 jul 2024 - 10h58
(atualizado às 12h55)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Itália, Sergio Mattarella, afirmou nesta quinta-feira (18) que o aniversário de 150 anos da imigração italiana no Brasil é um "momento significativo" nas relações bilaterais e que "convida a refletir sobre a indivisibilidade dos destinos humanos, lembrando esta página que marcou nossa identidade e história recente".

    "Agradecemos ao Parlamento brasileiro por ter instituído a data de 21 de fevereiro como Dia do Imigrante Italiano, em memória do desembarque em Vitória, em 1874, de uma centena de italianos que partiram de Gênova a bordo do vapor La Sofia. Eles trouxeram consigo poucos bens, mas foram movidos pela aspiração de querer participar da formação de um país, dispostos a integrar-se e com a determinação de conseguir, com o seu trabalho, uma vida melhor", disse o chefe de Estado em discurso no Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), no Rio de Janeiro.

    "Esta terra generosa ofereceu-lhes hospitalidade e oportunidades, e isto alimenta a gratidão da Itália. É uma experiência que somos chamados a valorizar - juntamente a nossos parceiros europeus - para enfrentar o desafio do acolhimento que o atual fenômeno migratório coloca às nossas sociedades", acrescentou.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade