'É preciso ter um presidente que goste de democracia', diz Lula sobre eleições na Argentina
No próximo domingo, os argentinos voltam às urnas para o segundo turno da eleição presidencial. Disputam o cargo Sergio Massa e Javier Milei
O segundo turno das eleições presidenciais na Argentina, marcado para o próximo domingo,19, foi um dos temas abordados por Luiz inácio Lula da Silva (PT) durante o programa Conversa com o Presidente, live semanal que é transmitido pelas redes sociais do petista. O presidente brasileiro afirmou que os argentinos precisam eleger um presidente que "goste de democracia". O peronista Sergio Massa, atual ministro da Economia, e Javier Milei, um candidato populista, disputam o 2º turno na Argentina.
"É preciso ter um presidente que goste de democracia, que respeite as instituições, que goste do Mercosul, que goste da América do Sul e que pense na criação de um bloco importante", declarou Lula.
"O Brasil precisa da Argentina e a Argentina precisa do Brasil. Dos empregos que o Brasil gera na Argentina e dos empregos que a Argentina gera no Brasil, do fluxo comercial entre os dois países e de quanto nós podemos crescer juntos", completou o petista.
Na live, Lula optou por não expressar apoio a nenhum dos candidatos, destacando que os argentinos têm a soberania de escolher seu chefe de Estado. Em contrapartida, membros do governo brasileiro mostram preferência pelo candidato de centro-esquerda Sergio Massa.
Isso porque, o candidato populista e de extrema-direita, Javier Milei, já fez duras críticas a Lula. Dessa forma, fontes próximas de Lula justificam que uma eventual eleição de Milei poderia complicar as relações entre Brasil e Argentina.
No próximo domingo, os argentinos voltam às urnas para o segundo turno da eleição presidencial. Disputam o cargo do Executivo nacional o atual ministro da Economia do país, Sergio Massa, e o candidato da oposição Javier Milei.