Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Elite econômica se reune em Davos com guerras liderando riscos globais e sob a sombra de um mundo fragmentado

18 jan 2025 - 14h22
Compartilhar
Exibir comentários

Conflitos armados são o principal risco em 2025, segundo uma pesquisa do Fórum Econômico Mundial divulgada na quarta-feira, um lembrete da fragmentação global cada vez maior antes da reunião líderes empresariais e políticos em Davos na próxima semana.

Quase um em cada quatro dos mais de 900 especialistas consultados, entre acadêmicos, formuladores de política e empresários, colocaram os conflitos, incluindo guerras e terrorismo, como o risco mais severo ao crescimento econômico para o ano.

O clima extremo, principal preocupação em 2024, ficou em segundo lugar.

"O aumento das tensões políticas e a quebra de confiança estão impulsionando o cenário de risco global", disse o diretor-geral do Fórum, Mirek Dusek, em comentários que acompanham o relatório.

"Neste contexto complexo e dinâmico, os líderes têm uma escolha: encontrar maneiras de fomentar colaboração e resiliência ou sofrer vulnerabilidades crescentes".

O Fórum será realizado a partir de 20 de janeiro, e Donald Trump, que será empossado como o 47º presidente dos Estados Unidos, falará na reunião virtualmente em 23 de janeiro. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, participará da reunião e dará um discurso em 21 de janeiro, segundo os organizadores do fórum.

Conselheiros de Trump admitem que a guerra da Ucrânia demorará meses, ou até mais, para ser resolvida, segundo reportagem da Reuters na quarta-feira, um choque de realidade à sua promessa de fechar um acordo de paz no seu primeiro dia na Casa Branca.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade