Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Elon Musk: SpaceX adia lançamento da nave mais poderosa da história

A decolagem do veículo espacial da empresa de Musk foi adiada por questões técnicas.

17 abr 2023 - 12h30
Compartilhar
Exibir comentários

A empresa do bilionário Elon Musk, SpaceX, adiou o lançamento da Starship nesta segunda-feira (17). A nave é a mais poderosa da história, segundo a companhia. A janela para o lançamento era das 9h (horário de Brasília) às 11h30 desta segunda (17).

Starship, nave espacial da SpaceX, em foto de 15 de abril de 2023
Starship, nave espacial da SpaceX, em foto de 15 de abril de 2023
Foto: Divulgação/SpaceX / Perfil Brasil

Durante uma transmissão ao vivo nos minutos finais da contagem regressiva, a empresa espacial informou o cancelamento do voo no intervalo de pelo menos dois dias. Esta seria a primeira vez que a nave faria um voo com sua configuração completa. Entretanto, a companhia citou um problema de pressurização no propulsor do foguete de estágio inferior.

Elon Musk twittou: "Uma válvula de pressurização parece estar congelada, portanto, a menos que ela comece a operar em breve, não haverá lançamento hoje". 

A missão começaria na base de lançamentos em Boca Chica, no sul do Texas, e iria terminar no Oceano Pacífico, próximo à costa do Havaí. A missão não tem tripulantes.

A expectativa era de que o voo durasse 1h30. Segundo a SpaceX, no futuro, a Starship poderá levar até 100 pessoas ao espaço em cada viagem realizada. Além disso, o veículo foi escolhido pela companhia para levar astronautas de volta à Lua em 2025.

O voo desta segunda serviria como um experimento para as futuras viagens da nave à Lua e a Marte. O veículo, quando precisar ser reutilizado, conseguirá transportar até 150 toneladas, enquanto quando puder se descartado após a missão, será capaz de 250.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade