Em Israel, influencer brasileira é criticada após duvidar da gravidade da guerra
Marcelinha Nogueira disse em suas redes sociais que “estava tudo na santa paz”
A influenciadora Marcelinha Nogueira foi criticada após colocar em dúvida a gravidade do conflito em Israel. Ela e um grupo de brasileiros foram para o país para uma “peregrinação” pela Terra Santa neste último fim de semana, lideradas pelo padre Francisco Fernandes.
Em seu perfil no Instagram, a blogueira compartilhou detalhes da chegada do grupo e das paisagens. Contudo, ao ser questionada sobre a situação de Israel, Marcelinha disse que “estava tudo na santa paz”.
“A gente está aqui aproveitando o pôr do sol. Não sei se a mídia está aumentando [a gravidade da guerra] ou não. Estamos todos muito bem aqui. Amanhã a gente vai dar continuar à viagem[...] e eu vou continuar postando tudo”, declarou nos Stories.
Mais tarde, Marcelinha se retratou: “É claro que a guerra existe e está acontecendo”. “Desde ontem tem um turbilhão de mensagens, e isso mexe muito com o psicológico da gente aqui porque a gente tem familiares no Brasil, que estão acompanhando preocupados, vamos ter calma, paciência. A gente está seguro aqui dentro do hotel, mas não estamos desesperados”, disse.
Em um novo post, a blogueira mostrou algumas regiões de Tel Aviv e pediu orações, “rezemos pela PAZ”. Porém, desativou a área de comentários.
Retorno ao Brasil
No domingo, 8, a agência de turismo responsável pela viagem do grupo composto por 25 pessoas, incluindo Marcelinha, a Arituba Turismo, publicou uma nota de esclarecimento. Na publicação, a empresa se solidariza com as vítimas do conflito, disse estar “acompanhando com preocupação todos os acontecimentos” e destacou que os brasileiros iriam retornar para o Brasil na próxima terça-feira, 10.
Nesta segunda-feira, 9, foi publicada uma nova nota informando que o grupo já iniciou a saída de Israel. “Os passageiros estão sendo realocados em voos comerciais. Um grupo já saiu de Tel Aviv na manhã desta segunda-feira, 2 foram para Barcelona e 10 seguiram para Madri. A expectativa é que até quarta-feira, 11, todo nosso grupo tenha deixado Israel. O diretor da Arituba Turismo, Abdon Gosson, e o guia espiritual, Padre Francisco, continuam em Tel Aviv com o grupo”, informou a agência ao Terra.
“A Arituba Turismo reforça o comprometimento com o seu cliente e segue em contato constante com o Consulado e Embaixada, garantindo dessa forma, todo o suporte e segurança aos seus viajantes”, escreveu.
Nos comentários, o público não perdoou. Uma internauta escreveu: "Triste essas “ influencers” , tanta beleza e luxo por for, por dentro... Como mãe, me solidarizo e sensibilizo muito com esta guerra, tanta dor e sofrimento que tantas mães estão passando com seus filhos e uma pessoa posta “ luxo” q está tudo bem… vai orar, rezar".
"Pensei que a (des)influenciadora ficaria aí já que tava tudo em paz e a mídia tava "aumentando" a situação", uma outra escreveu.
Guerra em Israel
O conflito ocorreu após um ataque inesperado do Hamas, grupo extremista que controla a Faixa de Gaza, no sábado, 7. Durante a investida, que aconteceu por terra, por mar e pelo ar, integrantes do grupo mataram e sequestram civis e soldados israelenses.
Israel declarou guerra, bombardeou a Faixa de Gaza e bloqueou o acesso à água, comida e luz da região. Ao todo, cerca de 1.587 pessoas morreram, segundo autoridades dos dois lados.
Em preparação para invadir Gaza, Israel convocou 300 mil reservistas nas últimas 48 horas. O porta-voz militar do país, Daniel Hagari, disse que “nunca convocaram tantos reservistas em uma escala como aquela”.