Enchente na Flórida, ciclone tropical Ilsa na Austrália
E onda de calor na Índia são destaques internacionais da semana
Foto: NOAA.
Cada um com sua peculiaridade, os eventos mencionados são exemplos de fenômenos climáticos extremos que podem ocorrer em diferentes partes do mundo. A enchente na Flórida se refere a inundações causadas por um inusitado e recordista temporal. O ciclone na Austrália é uma tempestade tropical violenta com ventos fortes e chuvas torrenciais. A onda de calor na Índia é um período prolongado de temperaturas elevadas e clima seco, o que pode levar a condições de seca e escassez de água.
Enchente e chuva histórica na Flórida
Inundações, enchentes e muitos transtornos foram observados próximo a Miami, em Fort Lauderdale desde a última quarta-feira (12). Sem estar na época de furacões, moradores do sul da Flórida foram surpreendidos por uma chuva nunca vista. Os pluviômetros da cidade registraram 575 mm em apenas 7 horas. Aviso de tornado foi emitido na sequência.
Serviços aéreos e terrestres ficaram paralisados, mais de 320 voos cancelados, trens de alta velocidade foram interrompidos e ruas totalmente alagadas.
Enchentes e chuva forte próximo a Miami. Fonte: Getty Images.
De acordo com a meteorologia americana, possivelmente esse é o maior volume de chuva acumulado em uma estação no país. Para a cidade, este foi o maior volume de chuva registrado historicamente, superando os 370,5 mm em 24 horas do de abril de 1979, recorde até então.
Ciclone Tropical Ilsa - Oeste Australiano
Um intenso ciclone de categoria 5 coloca o oeste australiano em alerta máximo para ventos fortíssimos, na ordem 240 km/h em alto mar, de acordo com a NOAA. A situação é extremamente preocupante, de acordo com a mídia e governo local, a população costeira recebeu um alerta vermelho e está sendo aconselhada a buscar abrigo em áreas seguras. Centros de evacuação foram montados para receber as pessoas que moram em áreas de risco.
Ciclone Ilsa chega ao oeste da Astrália. Foto: NOAA.
Ilsa chega ao continente, atingindo a Austrália Ocidental com ventos sustentados na ordem de 120 km/h, intensidade de um furacão categoria 4 no Atlântico Norte, fortes temporais e volumes altíssimos de chuva.
Onda de calor na Índia
O Serviço de Meteorologia Indiano, de sigla IMD (India Meteorological Department) alerta para onda de calor no país. O IMD emitiu um aviso de onda de calor para quatro estados - Bengala Ocidental, Odisha, Andhra Pradesh e Bihar - nos próximos três a quatro dias e aconselha tomar cuidados necessários para evitar doenças relacionadas ao calor durante esse período.