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Engano em SMS faz doações irem para ONG errada

Mais de R$ 70 mil destinados a entidade que pesquisa cura para o câncer foram parar em conta do Unicef

26 mar 2014 - 13h26
(atualizado às 13h32)
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Milhares de libras coletadas para ajudar uma entidade beneficente que luta contra o câncer foram enviados, por engano, para o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O equívoco se deu porque usuários utilizaram a opção errada ao enviar a doação por mensagens por SMS, escolhendo o torpedo "Donate" (doe), em vez de "Beat" (derrote).

<p>Campanha convocou usu&aacute;rios a postarem &#39;selfies&#39; sem maquiagem e a fazerem doa&ccedil;&otilde;es</p>
Campanha convocou usuários a postarem 'selfies' sem maquiagem e a fazerem doações
Foto: Twitter

A campanha #nomakeupselfie, da entidade Cancer Research UK, convocava pessoas a postar fotos suas em redes sociais sem maquiagem e coletou um total de 8 milhões de libras (cerca de R$ 30,5 milhões).

O Unicef disse que identificou um total de 18.625 libras (cerca de R$ 71 mil) entre suas doações recebidas que teriam sido enviadas por engano. O fundo disse à BBC que está trabalhando com a Cancer Research UK para transferir as cifras doadas à entidade por engano.

Causas da confusão

De acordo com o diretor de doações da Unicef, Mike Flynn, foi uma "confusão natural".

"O Unicef acredita que o erro aconteceu porque os que queriam fazer doações para a campanha #nomakeupselfie compartilharam a palavra-chave 'DONATE' (doe), em vez de a palavra-chave 'BEAT' (derrote) e o número de mensagens de texto 70099. 'DONATE to 70099' (DOE para 70000) é uma mensagem de texto e uma combinação que é de uso exclusivo da Unicef, para pessoas que querem entrar em contato conosco e fazer doações via SMS''.

Ele acrescentou que "o Unicef não é responsável por esse erro".

<p>Selfie feito pela atriz Felicity Jayne em sua conta de Twitter, @bunnyflick</p>
Selfie feito pela atriz Felicity Jayne em sua conta de Twitter, @bunnyflick
Foto: Twitter

A campanha #nomakeupselfie se tornou viral nas redes sociais desde a semana passada. Mas muitos usuários acabaram cometendo "tropeços" ao fazerem suas doações.

A mesma campanha da Cancer Research também causou confusão com outra ONG, a entidade de proteção aos animais World Wildlife Fund (WWF). A mesma palavra-chave "Beat", que deveria levar à doação para a Cancer Research, foi convertida pelo autocorretor em muitos smartphones para "Bear" (urso), fazendo com que a mensagem de doação fosse parar no WWF - e com que muitos doadores recebessem a resposta padrão "Obrigado por ter escolhido um adorável urso polar. Nós iremos telefonar para você hoje para combinar a sua doação".

A WWF realiza campanhas regulares para obter doações a fim de que pessoas "adotem" um animal selvagem ameaçado, como os ursos polares.

<p>Foto postada de Darul Rahman, em sua conta de Twitter @StickyWings&nbsp;</p>
Foto postada de Darul Rahman, em sua conta de Twitter @StickyWings 
Foto: Twitter

A confusão logo virou motivo de piadas no Twitter. "Acabo de contar para Jamie para enviar SMS para 70007 para câncer e acidentalmente ele mandou urso. Agora, ele tem dois ursos polares", escreveu o usuário de Twitter @ChrisKirk07, em sua conta".

A WWF disse que não foi tirado dinheiro da conta de pessoas que enviaram os "torpedos" errados.

A diretora de captação de recursos da WWF, Kerry Blackstock, frisou que como os funcionários da entidade telefonam aos prováveis doadores para confirmar a doação, a confusão pôde ser esclarecida a tempo e ainda brincou: "Desejamos à Cancer Research UK todo êxito em sua campanha e seus objetivos. Selfies de ursos polares são mais difíceis de encontrar, mas, até onde sabemos, nenhum deles usa maquiagem".

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