Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Erupção de vulcão na Indonésia mata ao menos 10

Fenômeno atingiu 7 vilarejos e afetou 10 mil pessoas

4 nov 2024 - 12h35
(atualizado às 13h47)
Compartilhar
Exibir comentários

Ao menos 10 pessoas morreram após a erupção do vulcão Lewotobi Laki-Laki, na Indonésia, ocorrida na madrugada entre domingo (3) e segunda-feira (4). O desastre atingiu sete vilarejos, que ainda ardem sob a lava, afetando mais de 10 mil pessoas.

    De acordo com o porta-voz do Centro de Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos, Hadi Wijaya, a lava e as rochas incandescentes atingiram os vilarejos mais perto da cratera, a cerca de quatro quilômetros de distância.

    A recomendação das autoridades é para que moradores e turistas mantenham uma distância de ao menos sete quilômetros da cratera do Lewotobi Laki-Laki, situado na ilha de Flores, uma região turística no país, e usem máscaras para evitar os efeitos das cinzas vulcânicas.

    "Eu estava dormindo quando de repente a cama balançou duas vezes, como se alguém tivesse batido nela. Então percebi que o vulcão havia entrado em erupção e corri para fora", disse o cabeleireiro Hermanus Mite, de 32 anos, citado pela AFP. "Vi chamas saindo e fugi imediatamente. Havia cinzas e pedras por toda parte. Meu salão também pegou fogo e tudo dentro foi perdido, acrescentou.

    De acordo com Abdul Muhari, porta-voz da Agência de Gestão de Desastres da Indonésia (BNPB), mais de 10,2 mil pessoas foram afetadas pelas erupções, que podem se repetir nas próximas horas. .

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade