Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Espanha diz que mortes de coronavírus por estabilizaram e pede desculpas por confusão com crianças

23 abr 2020 - 11h15
Compartilhar
Exibir comentários

O aumento diário de mortes pelo coronavírus na Espanha se mantinha em tonto de 2% nesta quinta-feira, já que 440 pessoas morreram nas últimas 24 horas, e o governo pediu desculpas pela confusão a respeito das regras do isolamento para as crianças.

Bombeiros e policiais com trajes de proteção fazem um minuto de silêncio em Segovia, na Espanha
23/04/2020 REUTERS/Susana Vera
Bombeiros e policiais com trajes de proteção fazem um minuto de silêncio em Segovia, na Espanha 23/04/2020 REUTERS/Susana Vera
Foto: Reuters

Com 22.157 óbitos, a segunda maior taxa de mortalidade da Europa, e 213.024 infecções, o segundo maior índice do mundo, a Espanha tem algumas das restrições mais rígidas do continente, embora as esteja amenizando gradualmente à medida que a epidemia desacelera.

"Sei que este isolamento não é nada fácil", disse o vice-primeiro-ministro, Pablo Iglesias, confirmando que os menores de 14 anos poderão fazer caminhadas curtas sob supervisão depois de quase cinco semanas fechados em casa - mas não poderão brincar em parquinhos.

"Quero pedir desculpas, porque no governo, nos últimos dias e horas, não fomos claros ao explicar como vocês serão autorizados a sair a partir de domingo", acrescentou.

Na noite de terça-feira, depois de descartar inicialmente passeios recreativos para as crianças, o governo cedeu à pressão pública - incluindo panelaços nas sacadas - e permitiu saídas curtas e acompanhadas pela primeira vez em mais de um mês.

Na Catalunha, as ruas e o famoso bulevar de La Rambla, em Barcelona, ficaram virtualmente desertos no Dia de São Jorge, santo padroeiro da região do nordeste espanhol, quando normalmente os catalães tomam as ruas com seus entes queridos, trocando livros e rosas.

Mas as pessoas mantiveram as tradições da ocasião, com rosas nas sacadas e trocas de livros pela internet.

A Espanha começou a amenizar as restrições para alguns negócios na semana passada, mas restaurantes, hotéis e espaços públicos continuam fechados.

Os hotéis testemunharam uma diminuição de 66% de visitantes estrangeiros em março, embora o isolamento só tenha entrado em vigor no final do mês. O turismo responde por 12% do produto interno bruto (PIB) da segunda nação mais visitada do mundo.

Líderes da União Europeia estão debatendo maneiras de reativar suas economias nesta quinta-feira, incluindo uma proposta espanhola para um fundo de recuperação de 1,5 trilhão de euros.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade