Script = https://s1.trrsf.com/update-1732903508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Espanha revoga controle sobre finanças da Catalunha

Novo premier deve se encontrar com líder regional em breve

8 jun 2018 - 16h07
(atualizado às 17h25)
Compartilhar
Exibir comentários

O novo governo da Espanha, chefiado pelo socialista Pedro Sánchez, anunciou nesta sexta-feira (8) a revogação dos controles financeiros sobre a Catalunha, como gesto de "boa vontade" antes que o primeiro-ministro se encontre com o presidente da comunidade autônoma, Quim Torra.

Pedro Sánchez em seu juramento como primeiro-ministro
Pedro Sánchez em seu juramento como primeiro-ministro
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Madri mantinha as finanças catalãs sob vigilância desde 2015, para garantir que atividades em defesa da independência da região não fossem bancadas com dinheiro público. Além disso, a partir de 2017, quando a Catalunha tentou se separar, a Espanha passou a exigir aprovação prévia para todos os gastos do governo local.

Sánchez tomou posse como primeiro-ministro em 2 de junho, após a queda do conservador Mariano Rajoy, que, com respaldo do rei Felipe VI, adotava uma política "linha dura" em relação à Catalunha. O socialista conseguiu chegar ao poder graças inclusive ao apoio de partidos separatistas da região O novo premier já conversou por telefone com Torra, também empossado recentemente, e os dois líderes devem se reunir em breve.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade