Estados da Alemanha planejam permitir festas de Natal de até 10 pessoas
Os 16 Estados federais da Alemanha planejam permitir festas de Natal e de Ano Novo de até 10 pessoas, oferecendo algum relaxamento das restrições do coronavírus para deixar famílias e amigos comemorarem juntos, mostrou o esboço de uma proposta nesta terça-feira.
Os premiês dos Estados devem debater seus planos com a chanceler, Angela Merkel, na quarta-feira. O prefeito de Berlim, Michael Mueller, disse à televisão ARD que acredita que as medidas combinadas pelos líderes na noite de segunda-feira serão adotadas.
Os premiês de dois Estados também disseram que há um apoio amplo à prorrogação de um "lockdown (nacional) suave" até 20 de dezembro para frear a disseminação da pandemia de Covid-19 para tornar as reuniões familiares possíveis no Natal.
A Alemanha fechou bares, restaurantes e locais de entretenimento por um mês no dia 2 de novembro. Escolas e lojas continuam abertas, e reuniões particulares foram limitadas a um máximo de 10 pessoas de duas casas.
Segundo os novos planos, as reuniões particulares serão limitadas a um máximo de cinco pessoas no período natalino. Além disso, fogos de artifício serão proibidos em locais públicos na véspera de Ano Novo para evitar grandes aglomerações.
"O Natal e outras festividades de final de ano deveriam ser possíveis como comemorações com familiares e amigos mesmo neste ano incomum, embora em escala menor", disse o esboço.