Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Estados Unidos

Saiba quem é quem na rede que liga filho de Trump ao Kremlin

O último escândalo em torno de Donald Trump envolve seu filho mais, um cantor pop e uma advogada, entre outros. Entenda quem é quem

14 jul 2017 - 11h09
(atualizado às 12h48)
Compartilhar
Exibir comentários
Donald Trump, de costas, acompanhado de seu filho mais velho (à direita), Donald Trump Jr.
Donald Trump, de costas, acompanhado de seu filho mais velho (à direita), Donald Trump Jr.
Foto: Reuters

As alegações de conluio com a Rússia continuam a assombrar o presidente americano, Donald Trump. As descobertas mais recentes envolvem seu filho mais velho, Donald Trump Jr.: ele admitiu ter se encontrado com a advogada russa Natalia Veselnitskaya em junho do ano passado, com o objetivo de obter informações que poderiam incriminar Hillary Clinton.

O encontro foi organizado pelo profissional de relações públicas britânico Rob Goldstone. Nos e-mails publicados por Trump Jr., Goldstone diz que a ideia era do cantor de música pop russo Emin Agalarov. Quem são essas pessoas e que laços as unem?

Donald Trump Jr.

Don Jr., como é conhecido nos EUA, vai fazer 40 anos este ano. Ele nasceu em Nova York, filho de Donald Trump com sua primeira esposa, a modelo tcheca Ivana Marie. Como seu pai, ele estudou na Wharton School da Universidade da Pensilvânia. Formou-se em economia e depois tirou um ano "sabático", que passou caçando e pescando no Colorado. Ele relatou ter lutado com problemas de álcool em sua juventude.

Voltou a Nova York em 2001, aos 24 anos, e se juntou ao império de negócios de seu pai. Don se tornou vice-presidente executivo da Trump Organization, onde é responsável pela construção de hotéis, casas de férias, campos de golfe e outros projetos, tanto nos EUA como no exterior.

Donald Trump Jr é o filho mais velho do presidente dos Estados Unidos
Donald Trump Jr é o filho mais velho do presidente dos Estados Unidos
Foto: Reuters

Quando se trata de sua vida pessoal, Don seguiu os passos de seu pai, se casando com uma modelo: Vanessa Haydon, em 2005. Eles têm cinco filhos.

Donald Trump Jr. apoiou fortemente a campanha presidencial do pai. Ele provocou controvérsia por postar uma foto comparando imigrantes sírios com pastilhas envenenadas. Ele antes também havia sido criticado por fotos mostrando-o com um leopardo que matou enquanto caçava em 2010. Outra foto o mostrava segurando o rabo ensanguentado de um elefante.

Depois que Trump assumiu o cargo, ele declarou que entregaria as rédeas de suas empresas aos filhos Don e Eric. Os dois estão atualmente planejando a construção de uma série de hotéis de padrão intermediário nas cidades onde seu pai ganhou mais votos, de acordo com o site de notícias Business Insider.

Natalia Veselnitskaya

A advogada de 42 anos nascida na Rússia começou a carreira no escritório de um procurador nos arredores de Moscou. De acordo com um artigo do New York Times, ela ganhou reputação como uma adversário temível, intimidando dentro e nos corredores do tribunal, onde era conhecida por ameaçar rivais com a ira do governo.

Veselnitskaya representou por muito tempo a família Katsyv, mais conhecida por Pyotr D. Katsyv, que foi secretário de Transportes de Moscou por mais de 12 anos e agora é o vice-presidente das Ferrovias Russas. Ela também desempenhou um papel fundamental na elaboração de uma solução para o seu filho, Denis Katsyv, acusado de cumplicidade na lavagem de milhões de dólares em Nova York. A empresa de Denis Katsyv, Prevezon Holdings, recentemente resolveu o caso pagando multa de 6 milhões de dólares.

Advogada russa, Natalia Veselnitskaya, durante entrevista em Moscou
Advogada russa, Natalia Veselnitskaya, durante entrevista em Moscou
Foto: Reuters

Veselnitskaya nega ter qualquer ligação com o Kremlin. Ela também negou ter oferecido qualquer informação incriminatória sobre Hillary Clinton e disse que seu encontro com Donald Trump Jr. foi "privado" e "não era, de alguma forma, relacionado" à campanha de Trump.

Nos últimos anos, ela tem trabalhado como lobista contra a chamada Lei Magnitsky, que tem como alvo funcionários russos, bloqueando a entrada deles nos EUA e congelando seus ativos. Donald Trump Jr. disse que ela tentou discutir este tema quando o encontrou em junho, fazendo-o acreditar que a suposta informação sobre Hillary fosse apenas um pretexto para que ela conseguisse o encontro.

Rob Goldstone

Goldstone é um profissional de relações públicas que dirige a empresa Oui 2 Entertainment. Ele diz ter trabalhado com celebridades como Michael Jackson, BB King e Richard Branson. Nascido no Reino Unido, também trabalhou como jornalista.

Em 2013, Goldstone ajudou a família Trump a organizar o concurso de Miss Universo em Moscou e serviu como um dos juízes da competição. Ele também representou o cantor pop russo Emin Agalarov, que ele cita no e-mail para Donald Trump Jr:

Rob Goldstone, relações públicas britânico, ajudou a família Trump a organizar o concurso de Miss Universo em Moscou em 2013
Rob Goldstone, relações públicas britânico, ajudou a família Trump a organizar o concurso de Miss Universo em Moscou em 2013
Foto: Reuters

"Emin acabou de ligar e pediu para contatá-lo com algo muito interessante", escreveu ele. "O procurador 'máximo' da Rússia se reuniu com [o pai de Emin] Aras e, no encontro, se ofereceu para fornecer à campanha de Trump alguns documentos oficiais e informações que incriminariam Hillary e seus negócios com a Rússia."

Emin Agalarov

Nascido no Azerbaijão, foi um músico popular na antiga União Soviética. Também é conhecido como filho do magnata do mercado imobiliário Aras Agalarov. A empresa de seu pai tem laços estreitos com o Kremlin, segundo a revista Forbes.

Emin estudou na Suíça e nos EUA e foi casado com Leyla Aliyeva, a filha do presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, até seu divórcio em 2015.

Cantor de música pop Emin Agalarov
Cantor de música pop Emin Agalarov
Foto: Deutsche Welle

O pai do cantor, Aras Agalarov, teria pago bilhões a Trump pelos direitos de realizar o concurso de beleza em Moscou. Os Trump e os Agalarovs continuaram em contato depois que o projeto terminou - Donald Trump participou de um videoclipe de Emin, em 2013, e felicitou o jovem músico pelo seu 35° aniversário em dezembro de 2014 em um vídeo publicado na internet.

As duas famílias também planejam construir uma Trump Tower em Moscou, embora o projeto esteja parado.

Comentando sobre o encontro entre Don e Veselnitskaya, Aras disse que a história foi "inventada" e que ele não conhece Goldstone "tão bem".

"Eu acho que isso é algum tipo de ficção. Não sei quem está inventando isso", disse à rádio russa Business FM. " O que Hillary Clinton tem a ver com isso? Eu não sei", desconversou.

Surgem mais provas de ligações entre Trump e Rússia:
Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade