Al-Qaeda prepara lançamento de nova "revista do terror"
Ainda que gradualmente enfraquecida nos últimos anos, a rede Al-Qaeda prepara uma nova "revista do terror" com o objetivo de disseminar táticas e ideários do grupo responsável pelo ataque de 11 de setembro de 2011.
Segundo noticiou o canal americano NBC News, o lançamento da Resurgence seria a primeira publicação encabeçada pelo As-Sahab, o núcleo de mídia da rede terrorista. Um vídeo com um áudio de Malcom X foi usado para divulgar futura a publicação.
Este não é o primeiro movimento editorial da Al-Qaeda. Nos últimos anos, circularam informações sobre a Inspire, uma "revista do terror" mantida pela Al-Qaeda na Península Arábica (AQAP, na sigla em inglês), um braço do eixo central do mesmo grupo que agora planeja a Resurgence.
A Inspire ganhou proeminência depois dos boatos de que esta revista - cuja origem terrorista nunca foi comprovada - teria ajudado os irmãos Dzhokhar e Tamerlan Tsarnaev a executar o ataque à Maratona de Boston, em abril de 2013, quando três pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas.
Ainda assim, a nova publicação - que seria escrita em inglês - chega no que é comumente considerado um momento crítico da Al-Qaeda, sobretudo após a busca e morte do líder Osama bin Laden no seu refúgio paquistanês em 2011 e incursões militares contra bases e combatentes da rede no Oriente Médio e na Ásia, da qual é parte a polêmica estratégia do uso de drones.
"É evidente que o comando central da Al-Qaeda está tentando atrair e recrutar americanos a partir de dentro dos Estados Unidos", afirmou o analista da NBC Evan Kohlmann sobre o conhecido modelo do terrorismo doméstico.