Animais também podem se arrepender, dizem pesquisadores
Testes feitos em ratos demonstraram que o animal é capaz de sentir a mesma emoção que os humanos sentem quando tomam uma decisão insatisfatória
Um estudo feito pela Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, provou que o arrependimento não é um sentimento apenas humano. Testes feitos em ratos demonstraram que o animal é capaz de sentir a mesma emoção que os humanos sentem quando tomam uma decisão insatisfatória. As informações são do Daily Mail.
Durante a pesquisa, que consistia em submeter os animais a determinadas escolhas e frustrá-los, alguns ratos se mostraram arrependidos e quiseram voltar atrás. O estudo foi publicado na revista Nature Neuroscience.
Segundo os pesquisadores, o arrependimento é cientificamente diferente da decepção. A decepção já é aceita como um sentimento compartilhado com os demais animais e depende apenas do ambiente externo. No arrependimento, o indivíduo sente que tomou uma decisão ruim e fica magoado consigo mesmo. Anteriormente, as auto-avaliações eram consideradas apenas humanas e jamais foram encontradas em animais.