Antes de entregar o cargo, Obama se despede do Salão Oval
O presidente em fim de mandato dos Estados Unidos, Barack Obama, se despediu nesta sexta-feira do Salão Oval, onde passou alguns minutos poucas horas antes de entregar o cargo a seu sucessor na Casa Branca, Donald Trump.
Ao sair pela última vez do Salão Oval como presidente do país, Obama foi perguntado pelos jornalistas sobre suas últimas palavras aos americanos e sua resposta foi: "Obrigado".
Quando questionado se estava se sentindo nostálgico, Obama afirmou que "certamente".
Por tradição, o presidente em fim de mandato deixa uma carta a seu sucessor no Salão Oval e foi possível ver Obama colocando alguns papéis em cima da mesa antes de deixar o local.
Quem também foi visto passeando pela colunata da ala oeste da Casa Branca foi o vice-presidente Joseph Biden, acompanhado de sua mulher, Jill.
Às 12h01 (horário local, 15h01 de Brasília), como manda a tradição, Trump sucederá Obama e se tornará o 45º presidente dos EUA após assumir o cargo em cerimônia oficial perante o Capitólio.
Após participar dessa cerimônia de posse, Obama e sua família deixarão Washington pela última vez a bordo do avião presidencial e irão descansar em Palm Springs (Califórnia).
Haverá um pequeno ato de despedida na base aérea de Andrews, nos arredores de Washington, onde se reunirão funcionários da Casa Branca, assessores e amigos para dar um último adeus aos Obama.