Apresentador de TV corta a mão ao vivo ao criticar governo dos EUA
Jon Stewart ironizou subsídios federais às gigantes farmacêuticas e quebrou uma caneca ao vivo, cortando a mão no processo
O apresentador Jon Stewart protagonizou um momento inusitado no episódio mais recente de The Daily Show ao cortar a mão acidentalmente enquanto expressava indignação com o desperdício de subsídios federais nos Estados Unidos. O incidente ocorreu quando Stewart, simulando trabalhar para o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) de Elon Musk, arremessou uma caneca contra a mesa, quebrando-a em pedaços.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O gesto foi uma resposta ao que ele considera um fracasso do governo em lidar com as gigantes farmacêuticas que recebem bilhões em subsídios e, ainda assim, apenas permitem negociações para reduzir o preço de dez medicamentos populares.
Para ilustrar sua crítica, Stewart exibiu um vídeo do ex-presidente Joe Biden comemorando o acordo para baixar os preços desses remédios. Visivelmente irritado, ironizou:
"As empresas que subsidiamos com bilhões de dólares estão nos permitindo o privilégio de negociar o preço de dez dos seus medicamentos."
O apresentador seguiu em tom sarcástico, fingindo entusiasmo:
"E dez são todos, certo? Seria embaraçoso se isso fosse apenas uma gota no oceano e se o povo americano não esperasse que negociássemos o preço de todos os seus malditos remédios, já que já pagamos por eles com nossos subsídios! Isso é uma loucura!"
Foi nesse momento que, exaltado, Stewart jogou a caneca na mesa, quebrando-a e se cortando no processo. Ele rapidamente tirou a mão de vista e brincou: "Vou para o hospital em breve."
Antes do incidente, Stewart fazia uma contagem irônica de bilhões de dólares desperdiçados pelo governo que poderiam ser economizados, em vez de cortar empregos de servidores públicos. Citando algumas das áreas de desperdício, disparou:
"Que tal pegarmos os 3 bilhões de dólares em subsídios que damos para empresas de petróleo e gás que lucram bilhões? Quanto tempo isso levou? Ah, espere! Que tal acabarmos com a brecha de juros sobre capital em fundos de hedge? Isso é 1,3 bilhão por ano. Ou quem sabe paramos de gastar os 2 trilhões de dólares que demos a contratantes da defesa para construir um caça que é uma porcaria, quando todo mundo sabe que a próxima guerra será travada com drones e blockchains, seja lá o que isso for! Meu Deus! Eu não acredito! Acabei de economizar bilhões de dólares em 11 segundos!"
Posteriormente, o apresentador comentou sobre o acidente no X. "É um episódio bom para caramba... com ênfase no para caramba... Eu sou um idiota", escreveu. Em inglês, ele usou a expressão "bloody good", sendo que a tradução literal de "bloody" é "sangrento".
We’re back! New Daily Show tonight! It’s a bloody good episode…emphasis on bloody…I’m an idiot…
— Jon Stewart (@jonstewart) February 25, 2025