NY: ativista quer colocar estátuas femininas no Central Park
Segundo Coline Jenkins, mulheres não são representadas no local
A ativista americana Coline Jenkins lançou uma campanha em favor da instalação de estátuas de personagens históricas femininas no Central Park, um dos pontos turísticos mais famosos de Nova York, nos EUA.
Segundo ela, das cerca de 50 esculturas presentes no local, nenhuma delas presta homenagem a uma mulher, com exceção de figuras literárias, como a Alice de Alice no País das Maravilhas e Julieta Capuleto, de Romeu e Julieta.
Siga o Terra Notícias no Twitter
Jenkins é descendente de Elizabeth Cady Stanton (1815-1902), feminista e figura-chave na luta pelos direitos das mulheres nos Estados Unidos. E, segundo o The New York Times, ela está a um passo de ter uma estátua de seu célebre antepassado erguida no Central Park.
Um projeto preliminar mostra que a representação de Stanton deverá ser colocada ao lado de uma do explorador alemão Alexander von Humboldt, perto da entrada do Museu de História Natural.
A obra exigirá um investimento entre US$ 400 mil e US$ 1 milhão, mas Jenkins já iniciou a coleta de fundos. "Esse é um fórum público, e um fórum público deve dar ouvidos a todas as vozes", declarou a ativista.