Biden acredita em restabelecimento das relações com o Brasil
Vice-presidente dos EUA busca reaproximação com governo brasileiro após denúncias de que os americanos espionavam cidadãos, empresas e autoridades do Brasil
Em visita a Brasília nesta terça-feira, o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse ter confiança em um restabelecimento pleno das relações bilaterais com o Brasil. Ele está na capital federal para tentar uma reaproximação com a presidente Dilma Rousseff, depois das denúncias de que o governo americano espionava cidadãos, empresas e autoridades brasileiras.
"Estou confiante de que as relações com o Brasil possam ser completamente restabelecidas", declarou Biden, ao entrar no Palácio do Planalto, onde é recebido por Dilma. Cabe ao vice-presidente tentar reaproximar Washington de Brasília após o mal-estar diplomático.
Em agosto do ano passado, o ex-agente da Agência Central de Inteligência (CIA) dos Estados Unidos, Edward Snowden revelou que a Agência de Segurança Nacional (NSA) espionava comunicações no Brasil. Washington argumentou que a estratégia de inteligência era necessária diante da Guerra ao Terror.
Em janeiro deste ano, Barack Obama fez um anúncio sobre as alterações nos serviços de espionagem americanos e se comprometeu a não espionar nações amigas, reiterando que elas podem confiar no trabalho de vigilância norte-americano. O presidente chegou a dizer que, caso queira saber o que os aliados pensam sobre determinado assunto, “pegará o telefone e ligará para eles”.