Câmara dos EUA aprova abertura de processo de impeachment contra Biden
Parlamentares republicanos acusam o presidente e seu filho, Hunter Biden, de lucro indevido
O Congresso dos Estados Unidos aprovou nesta quarta-feira, 13, a abertura formal de processo de impeachment do presidente Joe Biden. A votação foi apertada com 221 votos favoráveis ao pedido e 212 contrários. Todos os parlamentares republicanos votaram pela investigação.
Os republicanos acusam Biden de usar sua influência quando era vice-presidente de Barack Obama (2009-2017) para permitir que seu filho, Hunter Biden, fizesse negócios obscuros na China e na Ucrânia, lucrando indevidamente.
A investigação sobre as atividades de Hunter, que durou mais de um ano, não produziu provas concretas contra o presidente, mas avançou em razão da maioria republicana na Câmara. Mais cedo, Hunter desafiou uma ordem dos republicanos da Câmara dos EUA para que ele testemunhasse a portas fechadas sobre seus negócios.
Em uma coletiva de imprensa fora do Capitólio, ele classificou a investigação como infundada e indicou que não cooperaria com uma intimação do Comitê de Supervisão da Câmara para testemunhar em privado.
Hunter Biden, de 53 anos, enfrenta uma série de problemas legais. Em setembro, os promotores do escritório do conselheiro especial David Weiss o acusaram de uso ilegal de drogas ao comprar uma arma de fogo. E, na semana passada, um grande júri indiciou Hunter Biden por crimes fiscais.
Com informações da Reuters.