Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias dos Estados Unidos

Corte rejeita recurso de Trump sobre veto migratório

9 fev 2017 - 21h23
(atualizado em 10/2/2017 às 08h18)
Compartilhar
Exibir comentários
Donald Trump sofreu um revés na Corte de Apelações do Nono Circuito de Estados Unidos
Donald Trump sofreu um revés na Corte de Apelações do Nono Circuito de Estados Unidos
Foto: EFE

A Corte de Apelações do Nono Circuito de Estados Unidos, com sede em San Francisco (Califórnia), decidiu nesta quinta-feira rejeitar a apelação do governo de Donald Trump sobre o veto migratório imposto pelo presidente, razão pela qual este permanecerá bloqueado.

Segundo o documento judicial, ao qual a Agência EFE teve acesso, o tribunal rejeitou o recurso da Administração americana para que voltasse a entrar em vigor a proibição de entrada ao país de refugiados e cidadãos de sete países com maioria muçulmana.

Por conta desta decisão é previsível que o caso termine sendo julgado pelo Supremo Tribunal americano.

Os três juízes do tribunal confirmaram de maneira unânime a sentença do juiz federal James Robart, que decidiu na sexta-feira passada que o veto de Trump devia ser suspenso, após a ação apresentada pelos estados de Washington e Minnesota, pelo "dano imediato e irreparável" que poderia causar se continuasse em vigor.

Além disso, rejeitaram os argumentos apresentados pelo governo, que alegaram durante as audiências desta semana que o bloqueio do veto punha o país em perigo e que a corte não tinha poder para revisar o caso.

Segundo os juízes, o governo "falhou" em demonstrar em seu recurso de emergência que a segurança nacional estava em jogo por culpa do bloqueio da proibição.

O Departamento de Justiça, em representação da Administração Trump, pode agora solicitar a intervenção da Suprema Corte, ou pedir outra revisão da sentença a uma corte federal com um número maior de juízes.

Após saber da decisão judicial, uma porta-voz do Departamento de Justiça, Nicole Navas, disse em comunicado que o governo "está revisando a decisão e considerando suas opções".

O Supremo, no entanto, segue contando com apenas oito juízes, faltando ocupar a vaga deixada pelo falecido Antonin Scalia, e muitos acreditam que ideologicamente o resultado será um empate, o que neste caso manteria a decisão da corte de apelações.

A ordem de Trump suspendia durante 120 dias o programa de amparada de refugiados dos Estados Unidos - ou indefinidamente, no caso dos refugiados sírios - e detinha durante 90 dias a emissão de vistos para cidadãos de sete países de maioria muçulmana: Líbia, Sudão, Somália, Síria, Iraque, Irã e Iêmen.

Veja também

Nomeado a Juiz da Suprema Corte Critica Trump:
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade