Reservatórios de Houston podem transbordar; chuva é recorde
Os reservatórios de Houston que contiveram fortes chuvas da tempestade tropical Harvey estão começando a transbordar, forçando as autoridades a liberarem mais água no sistema de drenagem já inchado da cidade para aliviar a pressão de dois diques, disseram autoridades de Harris County nesta terça-feira.
As autoridades do condado estão monitorando seis bairros ao redor dos reservatórios e encorajaram moradores dessas áreas a deixarem a área antes que o nível das águas suba.
As liberações de água irão se somar às inundações em áreas próximas à Buffalo Bayou, que atravessa o centro de Houston, disse Jeff Linder, do controle de inundações do distrito de Harris County. A área do centro ainda não inundou.
As liberações controladas para aliviar a pressão sobre os diques ainda não acrescentaram volumes significativos de água aos rios já transbordantes de Houston, disse Linder. Mas a chuva contínua tem complicado os esforços de distribuição das águas das enchentes de maneira controlada.
"Isso é algo que nunca vimos antes", disse ele, acrescentando que há incertezas sobre como a água vai reagir, quando liberações dos reservatórios atingirem o sistema de drenagem.
Recorde de chuvas
A tempestade tropical Harvey bateu o recorde de chuvas para ciclones tropicais no Estado norte-americano do Texas, com 125,3 centímetros de chuva observados em uma localização ao sudeste de Houston, disse o Serviço Nacional Meteorológico (NWS) nesta terça-feira.
O recorde anterior do Estado foi estabelecido em 1978 pelo ciclone Amelia, em Medina, de acordo com o NWS.
Um total de 14 locais observados tinham sido afetados por mais de 100 centímetros de chuva até as 12h (horário de Brasília), durante a tempestade Harvey, disse o NWS, acrescentando que os relatórios são preliminares.