Eleições nos EUA são sempre em uma terça de novembro; entenda
Pleito está marcado para o próximo dia 5
As eleições nos Estados Unidos são sempre realizadas na terça-feira após a primeira segunda-feira de novembro. Este ano, o pleito está marcado para o dia 5 de novembro e terá na disputa a candidata do Partido Democrata, Kamala Harris, atual vice- presidente dos EUA, e o candidato do Partido Republicano, ex-presidente Donald Trump.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A tradição, de quase 180 anos, segue uma Lei aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos em 1845. Na época, o país era uma sociedade predominantemente agrícola, por isso, a escolha do mês de novembro para as eleições, pois representava o período pós-colheita.
O clima também foi levado em consideração. Em novembro, é outono nos Estados Unidos, período marcado por temperaturas mais amenas e frio menos intenso, o que aumentaria a participação da população na votação.
A escolha da terça-feira também considera os aspectos religiosos da época em que a legislação foi criada. Como a maior parte dos estadunidenses eram cristãos, o domingo --dia dedicado para ir à igreja-- acabou sendo descartado. Para alguns, a segunda e o sábado também eram dias religiosos.
Por ser uma sociedade agrícola, grande parte da população trabalhava ou morava nas zonas rurais, o que atrasava o deslocamento até os centros de votação. A quarta e quinta eram reservadas para feiras de vendas de produtos dos fazendeiros. Restando apenas a terça e a sexta, optou-se pela terça, para que desse tempo de contar os votos até o fim de semana.
Voto não obrigatório
Como as eleições são realizadas na terça-feira depois da primeira segunda-feira de novembro, é possível que a data caia entre os dias 2 e 8 de novembro, a depender do ano.
Em 2016, por exemplo, a terça-feira caiu no dia 1º, por isso, o pleito foi realizado em 8 de novembro. Já em 2004, a votação foi marcada para o dia 2 de novembro, já que a primeira segunda-feira havia sido no dia 1º de novembro daquele ano.
O voto é obrigatório nos EUA, contudo, é possível antecipar a votação, caso você não consiga comparecer ao local da votação no dia marcado. O presidente Joe Biden votou antecipadamente na segunda-feira, 28. O voto do atual presidente dos EUA foi depositado oito dias antes do pleito oficial, em New Castle, no Estado de Delaware. Ele chegou ao local e aguardou na fila ao lado de outros eleitores.
Alguns minutos depois, ele entrou na cabine e depositou seu voto. A estratégia é utilizada para reduzir filas no dia da eleição e aumentar a taxa de participação dos eleitores, já que o voto não é obrigatório. É possível também votar pelo correio.