Filhos, empresário, sobrinho de ex-presidente: quais nomes podem compor a próxima equipe de Trump
Vitorioso nas eleições presidenciais deste ano, republicano viu aliados 'mudarem de time' em gestão anterior
Após vitória nas eleições dos EUA, Trump busca aliados leais para compor sua equipe a partir de 2025.
Com a conquista da vitória nas eleições presidenciais dos Estados Unidos na última quarta-feira, 5, o republicano Donald Trump prepara a formação da equipe de seu novo mandato na Casa Branca.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Após enfrentar uma gestão anterior marcada por polêmicas e perda de apoiadores importantes, como o general John Kelly e o ex-vice-presidente Mike Pence, Trump busca aliados mais leais.
Veja abaixo os nomes mais especulados para compor a equipe do republicano a partir de 2025:
- Susie Wiles: consultora política
- Chris LaCivita: estrategista de campanha
- Elon Musk: empresário
- Robert F. Kennedy Jr.: sobrinho do presidente John F. Kennedy e filho de Robert F. Kennedy
- J.D. Vance: senador e vice-presidente eleito
- Donald Trump Jr.: filho de Trump
- Barron Trump: filho de Trump
Líder da campanha vitoriosa deste ano, Susie Wiles é considerada uma "organizadora do caos" e é vista como uma potencial chefe de gabinete. Junto a ela, Chris LaCivita, co-estrategista da corrida eleitoral republicana em 2024, também foi cogitado para um cargo sênior.
Outro nome relevante é o bilionário Elon Musk. Um dos maiores doadores da campanha republicana, Musk pode assumir uma função voltada ao orçamento federal.
Segundo o jornal norte-americano The New York Times, Musk teria pedido muito antes do republicano ser eleito que contratasse alguns funcionários da sua empresa SpaceX, como funcionários de alto escalão do governo - inclusive no Departamento de Defesa.
Já Robert F. Kennedy Jr. pode ter papel de liderança na área de saúde pública, inclusive com influência em questões de direitos reprodutivos.
J.D. Vance era crítico inicial de Trump. Ele passou a ser um aliado e foi escolhido como vice-presidente. O colega de chapa de Trump foi eleito senador em 2022 e é visto como um nome forte para suceder o republicano em 2028.
A presença de Donald Trump Jr. como conselheiro influente também tem moldado o movimento Make America Great Again (MAGA). Além dele, o filho mais jovem do republicano, Barron Trump ocupa um papel mais discreto, mas é creditado como o responsável por introduzir o pai ao mundo dos podcasts, uma estratégia que o aproxiou de eleitores da Geração Z.