Kamala Harris anuncia Tim Walz como vice na disputa pela Casa Branca
Democrata de 60 anos é atual governador de Minnesota; escolha mira o apoio do eleitorado branco, classe média do meio-oeste norte-americano
l
A vice-presidente dos Estados Unidos e candidata à presidência Kamala Harris anunciou Tim Walz, de 60 anos, governador de Minnesota, como seu vice na chapa democrata. Com a escolha, Harris mira o apoio do eleitorado branco e da classe média do meio-oeste norte-americano para o pleito de 5 de novembro.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Tenho orgulho de anunciar que pedi a Tim Walz para ser meu companheiro de chapa", disse Kamala ao anunciar a chapa em publicação no Instagram, nesta terça-feira, 6.
A democrata destacou a 'luta pelas famílias de classe média' de Walz como uma de suas grandes qualidades.
"Uma das coisas que me chamou a atenção em Tim é como suas convicções sobre a luta pelas famílias de classe média são profundas. É pessoal. Ele cresceu em uma pequena cidade de Nebraska, passando os verões trabalhando na fazenda de sua família. Seu pai morreu de câncer quando ele tinha 19 anos e sua família dependia dos cheques de benefícios de sobrevivência da Previdência Social para sobreviver. Aos 17 anos, alistou-se na Guarda Nacional, servindo por 24 anos. Ele usou os benefícios para ir para a faculdade e se tornar professor", escreveu Harris.
Walz liderou uma reforma progressiva de Minnesota durante seu segundo mandato como governador, quando os democratas assumiram o controle total do governo estadual em 2023. A expectativa é que com Walz na chapa democrata consiga se conectar com o eleitorado classe média em estados da 'Muralha Azul', que apoiaram Biden em 2020.
Nesta terça-feira, Kamala também garantiu formalmente a nomeação para concorrer à Casa Branca nas eleições de 2024 pelo Partido Democrata, tornando-se primeira mulher negra e de origem indiana a disputar a presidência por um dos dois principais partidos do país.
Harris obteve o apoio de 99% dos 4.567 delegados da legenda, segundo dados definitivos divulgados pelo Comitê Nacional Democrata (DNC), informou a Ansa.