Mais de um mês de espera: qual eleição nos EUA levou mais tempo para ter resultado divulgado
Disputa acirrada deste ano entre Trump e Kamala pode significar uma espera mais longa
Donald Trump e Kamala Harris começam a ter ciência dos votos à medida que a apuração das eleições presidenciais americanas avança nos 50 Estados do país e no distrito de Colúmbia. Às vezes, os resultados das eleições nos EUA são declarados poucas horas após o fechamento das urnas, mas a disputa acirrada deste ano pode significar uma espera mais longa.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em algumas disputas presidenciais, o vencedor foi conhecido na noite da eleição ou na manhã seguinte. Outras, no entanto, levou dias para saber quem venceu. É o caso, por exemplo, da eleição de 2000 entre George W. Bush e Al Gore – a mais longa da história recente dos Estados Unidos.
A votação foi realizada em 7 de novembro, mas as duas campanhas entraram em uma batalha judicial por uma disputa acirrada na Flórida, e a corrida só foi decidida em 12 de dezembro, 35 dias depois das eleições.
Naquela ocasião, Bush ganhou por apenas 271 delegados, e o Estado da Flórida teve um papel fundamental. As redes de televisão inicialmente projetaram Al Gore como vencedor na Flórida, mas depois declararam que Bush abrira vantagem e era o vencedor. A diferença dos dois era de menos de 600 votos.
A lei da Flórida exige uma recontagem obrigatória quando uma diferença estreita como essa ocorre. Em 10 de novembro, a recontagem havia terminado com uma diferença a favor de Bush de 327 votos de um total de 6 milhões. Assim, a Suprema Corte dos EUA manteve o republicano como vencedor.
Outras eleições
Em 2020, a eleição ocorreu no dia 3 de novembro. No entanto, as redes de TV dos EUA não declararam Joe Biden o vencedor até o final da manhã de sábado, 7 de novembro, depois que o resultado na Pensilvânia ficou mais claro.
Em 2016, quando Trump ganhou a Presidência, ele foi declarado vencedor pouco antes das 3h (em Washington DC) do dia seguinte à eleição. Em 2012, quando Barack Obama garantiu um segundo mandato, sua vitória foi projetada antes da meia-noite no próprio dia da votação.