“Parece difícil que mude alguma coisa na vida de Bolsonaro, juridicamente falando”, comentou Guilherme Mazieiro, colunista de política do Terra, sobre a posse de Donald Trump, nesta segunda-feira, 20. No entanto, ele afirmou que o novo presidente dos Estados Unidos pode influenciar no ânimo da direita aqui no País.
Mazieiro comentou sobre a postura de Trump de colocar aliados, seus “queridinhos mais próximos da extrema direita, do reacionarismo”, com destaque de honra durante a posse. “E a própria fala dele fazendo crítica ao governo Biden, que estava ao lado dele… Esse tom dele, os sinais que ele dá para a extrema direita, pode influenciar no Brasil”, avaliou.
O colunista complementou: “Esse novo Trump pode influenciar o ânimo da extrema direita, essa mobilização ideológica. Reforçar esse sentimento, essa articulação”.
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi convidado para a posse de Trump, mas não pôde comparecer. Ele teve seu pedido de devolução de passaporte negado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Quem o representou na cerimônia foi a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e um de seus filhos, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL).
O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, chega para um culto na Igreja de St. John no dia da posse de seu segundo mandato presidencial em Washington, EUA, 20 de janeiro de 2025.
Foto: REUTERS/Jeenah Moon
O vice-presidente eleito dos EUA, JD Vance, e sua esposa Usha Vance chegam para um culto na Igreja de St. John no dia da posse do segundo mandato presidencial de Donald Trump em Washington, EUA, 20 de janeiro de 2025.
Foto: REUTERS/Jeenah Moon
O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, comparece a um culto na Igreja de St. John no dia da posse de seu segundo mandato presidencial em Washington, EUA, 20 de janeiro de 2025.
Foto: REUTERS/Carlos Barria
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e sua esposa, Melania Trump, chegam à igreja para missa antes da posse.
Foto: REUTERS/Jeenah Moon
Melania Trump usou traje sóbrio para missa antes da posse de Donald Trump.
Foto: REUTERS/Jeenah Moon
Supostos apoiadores que apareceram em foto usavam bonés da campanha de Trump com frases como “Faça a América boa de novo”
Foto: Reprodução/Fantástico
O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, e sua esposa Melania Trump se encontram com o presidente dos EUA, Joe Biden, e a primeira-dama Jill Biden no dia da posse do segundo mandato presidencial de Donald Trump em Washington, EUA, em 20 de janeiro de 2025.
Foto: Reuters/Carlos Barria
O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, e sua esposa Melania Trump posam para uma foto com o presidente dos EUA, Joe Biden, e a primeira-dama Jill Biden no dia da posse do segundo mandato presidencial de Donald Trump em Washington, EUA, 20 de janeiro de 2025.
Foto: REUTERS/Carlos Barria
Posse de Trump nos EUA em fotos; acompanhe
Foto: REUTERS/Carlos Barria
Melania Trump e Jill Biden deixam Casa Branca
Foto: Reprodução/GloboNews
Convidados comparecem à posse presidencial de Donald Trump na Rotunda do Capitólio dos EUA em Washington, EUA, 20 de janeiro de 2025.
Foto: REUTERS/Fabrizio Bensch/Pool
Biden e Trump chegam para a cerimônia de posse no Capitólio dos EUA
Foto: Reprodução/GloboNews
Pessoas tomam seus assentos na Rotunda antes da posse do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, no Capitólio dos EUA em 20 de janeiro de 2025 em Washington, DC. Donald Trump toma posse para seu segundo mandato como o 47º presidente dos Estados Unidos.
Foto: Andrew Harnik/Pool via REUTERS
Elon Musk chega antes da posse de Donald Trump como o 47º presidente dos Estados Unidos ocorre dentro da Rotunda do Capitólio dos EUA em Washington, D.C., segunda-feira, 20 de janeiro de 2025.
Foto: Kenny Holston/Pool via REUTERS
O cartão de lugar do CEO da Meta, Mark Zuckerberg, é visto em uma mesa para o almoço no Salão de Estátuas do Capitólio dos EUA no dia da posse do segundo mandato presidencial do presidente eleito Donald Trump em Washington, EUA, 20 de janeiro de 2025.
Foto: REUTERS/Evelyn Hockstein
O ex-presidente George W. Bush, a ex-primeira-dama Laura Bush e o ex-presidente Barack Obama chegam para a posse de Donald Trump, enquanto o 47º presidente dos Estados Unidos acontece dentro da Rotunda do Capitólio dos EUA em Washington, DC, segunda-feira, 20 de janeiro de 2025. É a 60ª posse presidencial dos EUA e a segunda posse não consecutiva de Trump como presidente dos EUA.
Foto: Kenny Holston/Pool via REUTERS
Participantes comemoram dentro da arena Capital One antes de um comício interno no dia da posse presidencial de Donald Trump, em Washington, EUA, em 20 de janeiro de 2025.
Foto: REUTERS/Amanda Perobelli
A primeira-ministra italiana Giorgia Meloni e o presidente argentino Javier Milei contam uma piada ao chegarem para a posse presidencial de Donald Trump na Rotunda do Capitólio dos EUA em Washington, EUA, em 20 de janeiro de 2025.
Foto: REUTERS/Evelyn Hockstein IMAGENS TPX DO DIA
O cantor e compositor Lee Greenwood se apresenta durante a posse do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, na Rotunda do Capitólio dos EUA em 20 de janeiro de 2025 em Washington, DC.
Foto: Chip Somodevilla/Pool via REUTERS
O presidente dos EUA, Joe Biden, e o presidente eleito, Donald Trump, chegam antes da 60ª cerimônia de posse em 20 de janeiro de 2025, no Capitólio dos EUA em Washington, DC. Trump se torna o 47º presidente dos Estados Unidos em uma rara cerimônia de posse em ambiente fechado. O desfile também foi transferido para dentro da Capitol One Arena devido ao clima.