A brasileira Cláudia Madeiro, de 52 anos, notou uma mudança na disposição dos eleitores para votar nas eleições americanas deste ano. Ao Terra, ela contou que enfrentou a maior espera em fila desde que começou a votar nos Estados Unidos, há mais de uma década. "Fiquei uma hora e meia só esperando para votar", relatou.
Residente nos EUA desde 1999 e proprietária de uma agência de viagens, ela mora em Winter Garden, Flórida, e comentou que essa experiência chamou sua atenção, considerando que o voto não é obrigatório no país. "Eu vivo num país onde a eleição é facultativa, e as pessoas estavam dispostas a ficar ali", observou.
Segundo ela, isso demonstra o desejo dos americanos de participar ativamente. “Percebi que esse ano o pessoal quer muito votar, achei bem mais procurado", afirmou, comparando o movimento atual com o de suas votações anteriores, desde que votou pela primeira vez no país, há 14 anos.
Cláudia votou em um local diferente do que muitos imaginam. Em vez de uma escola, ela costuma votar em um condomínio fechado. Ela explica que em seu bairro, a votação é organizada para ser o mais próxima possível das residências dos eleitores. “Biblioteca pública aqui também é ponto de votação. Mas nas escolas aqui nem tem votação, hoje é dia de aula normal”, destacou.
Embora tenha percebido um aumento no movimento nas seções eleitorais, Cláudia descreveu o clima como calmo e respeitoso. "Aqui é muito tranquilo, tinha muita gente fazendo propaganda, mas tudo muito tranquilo", relatou, comentando que mesmo a propaganda eleitoral foi contida e sem exageros.
"Por mais que exista o lado democrata e o lado republicano, existe o lado do livre-arbítrio de pensamentos. Não tem bate-boca, pelo menos aqui onde voto. E não tem aquele monte de papel no chão igual no Brasil”, observou.
Em relação à importância do voto, Cláudia vê a ação como uma forma de expressar sua opinião e torcer por um futuro melhor. "O que me faz exercer esse direito do voto é expressar minha opinião de alguma forma, torcer pra que seja feito melhor, que ganhe o meu melhor, que talvez não é o melhor de todo mundo, mas talvez seja o meu melhor," explicou, reafirmando seu envolvimento com o país onde escolheu viver e criar seu filho.
Uma pessoa vota na eleição presidencial dos EUA de 2024 no dia da eleição, na Pittsburgh Manchester School em Pittsburgh, Pensilvânia, EUA, 5 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Quinn Glabicki
Uma visão de um quadro mostrando a contagem de votos durante a eleição presidencial dos EUA de 2024 no dia da eleição em Dixville Notch, New Hampshire, EUA, 5 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Reba Saldanha
O moderador Tom Tillotson e Les Otten votam durante a eleição presidencial dos EUA de 2024 no dia da eleição em Dixville Notch, New Hampshire, EUA, 5 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Reba Saldanha
O artista kosovar Alkent Pozhegu trabalha em um mosaico feito de grãos mostrando retratos da candidata presidencial democrata, vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, e do candidato presidencial republicano e ex-presidente dos EUA, Donald Trump, em Gjakova, Kosovo, em 5 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Valdrin Xhemaj
Uma vista mostra cabines de votação na Escola Elementar PS 20 Anna Silver, no Dia da Eleição para a eleição presidencial dos EUA de 2024 em Manhattan, Nova York, EUA, 5 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Andrew Kelly
Pessoas votam na Escola Elementar Longley, no 2º distrito congressional do Maine, no dia da eleição em Lewiston, Maine, EUA, 5 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Faith Ninivaggi
Uma placa eleitoral é vista do lado de fora de uma igreja durante a eleição presidencial dos EUA de 2024 no dia da eleição em Erie, Pensilvânia, EUA, 5 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Shannon Stapleton
Pessoas fazem fila para votar na eleição presidencial dos EUA de 2024 no dia da eleição em Asheville, Carolina do Norte, EUA, 5 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Jonathan Drake
Pessoas fazem fila para votar na eleição presidencial dos EUA de 2024 no dia da eleição, na Pittsburgh Manchester School em Pittsburgh, Pensilvânia, EUA, 5 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Quinn Glabicki
Um homem usa um chapéu com adesivos, no dia da eleição para a eleição presidencial dos EUA de 2024 em Manhattan, Nova York, EUA, 5 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Andrew Kelly
Uma vista mostra uma cédula oficial para a eleição presidencial dos EUA de 2024, no dia da eleição em Manhattan, Nova York, EUA, 5 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Andrew Kelly
Uma placa "vote aqui" é exibida na Escola Primária Anna Silver PS 20, no Dia da Eleição para a eleição presidencial dos EUA de 2024 em Manhattan, Nova York, EUA, 5 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Andrew Kelly
Donwayne Jones mostra seu adesivo "Eu votei cedo" após votar pela primeira vez durante a votação antecipada na eleição presidencial dos EUA em uma seção eleitoral em Detroit, Michigan, EUA, em 3 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Rebecca Cook
Local de votação em Nova York 5/11/2024
Foto: REUTERS/Andrew Kelly
O candidato presidencial republicano e ex-presidente dos EUA, Donald Trump, gesticula para a multidão na conclusão de seu comício final da campanha na Van Andel Arena em Grand Rapids, Michigan, EUA, 5 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Brian Snyder
A candidata presidencial democrata, vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, discursa durante um comício de campanha na Filadélfia, Pensilvânia, EUA, em 4 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Evelyn Hockstein
Apoiadores da candidata presidencial democrata e vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, aplaudem-na ao lado de um cartaz em Thulasendrapuram, a vila onde o avô materno de Harris nasceu, no estado de Tamil Nadu, no sul da Índia, em 5 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Francis Mascarenhas IMAGENS TPX DO DIA
O candidato presidencial republicano e ex-presidente dos EUA, Donald Trump, dança em um comício de campanha em Grand Rapids, Michigan, EUA, em 5 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Carlos Osorio
Um apoiador comparece a um comício de campanha do candidato presidencial republicano e ex-presidente dos EUA, Donald Trump, na PPG Paints Arena em Pittsburgh, Pensilvânia, EUA, em 4 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Jeenah Moon
Apoiadores da candidata presidencial democrata, vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, reagem enquanto Harris sobe no palco durante um comício de campanha no Carrie Blast Furnaces National Historic Landmark, em Pittsburgh, Pensilvânia, EUA, 4 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Elizabeth Frantz TPX IMAGENS DO DIA
Um homem carrega uma criança enquanto vota para a eleição presidencial dos EUA de 2024, no dia da eleição no Theater for the New City em Manhattan, Nova York, EUA, 5 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Andrew Kelly
Pessoas fazem check-in antes de votar durante a eleição presidencial dos EUA de 2024 no dia da eleição, na Igreja Luterana Faith em Grand Rapids, Michigan, EUA, 5 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Carlos Osorio
Olivia Griffin vota enquanto seu filho espera ao seu lado durante a eleição presidencial dos EUA de 2024 no dia da eleição, na Faith Lutheran Church em Grand Rapids, Michigan, EUA, 5 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Carlos Osorio
Um funcionário eleitoral gesticula dentro da quadra de basquete de uma escola primária, enquanto as pessoas votam na eleição presidencial dos EUA de 2024, no dia da eleição em Asheville, Carolina do Norte, EUA, 5 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Jonathan Drake
Um menino observa seu pai votando para a eleição presidencial dos EUA de 2024, no dia da eleição em Asheville, Carolina do Norte, EUA, 5 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Jonathan Drake
Um homem vota na eleição presidencial dos EUA de 2024 no dia da eleição, na Pittsburgh Manchester School em Pittsburgh, Pensilvânia, EUA, 5 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Quinn Glabicki
Pessoas esperam para votar na eleição presidencial dos EUA de 2024 no dia da eleição em Erie, Pensilvânia, EUA, 5 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Shannon Stapleton
Uma mulher caminha perto de uma seção eleitoral no dia da eleição presidencial dos EUA de 2024 em Raleigh, Carolina do Norte, EUA, 5 de novembro de 2024.