Trump declara vitória e diz: 'Vai ser era de ouro da América'
Candidato republicano fez discurso antes mesmo de ser declarado vencedor da disputa contra Kamala Harris
Donald Trump discursou como presidente eleito dos EUA após vencer na Pensilvânia, precisando ganhar apenas mais três delegados para ser oficialmente eleito.
Após vencer na Pensilvânia, o candidato do partido Republicano, Donald Trump, discursou a apoiadores, na Flórida, com tom de presidente eleito dos Estados Unidos, na madrugada desta quarta-feira, 6, mesmo antes da confirmação oficial. No momento da fala, numericamente, o ex-presidente ainda precisava ganhar mais três delegados para ter o triunfo confirmado.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Quero agradecer à população americana por ter sido eleito o 47º presidente", disse ele, em meio a aplausos. "Foi o maior movimento politico de todos os tempos, e agora vamos ajudar o país a se curar. O país precisa de ajuda", afirmou o republicano, em meio a aplausos.
O ex-presidente recuperou as pautas mais defendidas durante sua campanha, como a política anti-imigração. Trump disse que é necessário fechar as fronteiras dos Estados Unidos.
"Eu não vou descansar até devolver uma América segura e próspera que merecemos. Essa vai ser a era de ouro da América", declarou.
No discurso, Trump agradeceu o vice em sua chapa, J.D. Vance, e, na leva de gratidão, aproveitou também para dedicar parte de sua fala ao bilionário Elon Musk, que foi um dos maiores apoiadores públicos de sua campanha. Trump chamou Musk de "gênio" e fez vários elogios à sua trajetória.
O republicano também falou sobre os atentados que sofreu enquanto disputava a Presidência. "Deus salvou minha vida por uma razão: para salvar nosso país e restaurar a América em sua grandeza", disse. Trump continuou o discurso afirmando que espera união dos Estados Unidos após sua eleição.
Design de Cláudia Guimarães