Em abril, EUA decidirá sobre casamento gay e pena de morte
Estes dois assuntos estão entre os temas mais importantes que serão abordados no período 2014-2015 pela maior jurisdição do país
A Suprema Corte dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira que vai examinar a legalidade do casamento entre pessoas do mesmo sexo e a polêmica sobre as injeções letais nos dias 28 e 29 de abril, respectivamente.
Segundo o calendário distribuído à imprensa, estes dois assuntos estão entre os temas mais importantes que serão abordados no período 2014-2015 pela maior jurisdição do país.
Atualmente, há uma tendência pela abolição da pena de morte em todo o mundo. Saiba mais
O tribunal decidirá em 28 de abril se os homossexuais podem se casar em todo o país, o que abrirá o caminho para uma decisão histórica em um dos temas mais polêmicos da sociedade americana.
O casamento gay é legal em 36 dos 50 estados americanos, mas é proibido em outros 14. A Suprema Corte responderá se a Constituição, que garante proteção igual para todos, requer que o casamento entre pessoas de mesmo sexo seja reconhecido em todo o país como aquele que une um homem e uma mulher.
No dia seguinte, a alta corte debaterá a polêmica sobre a injeção letal nos Estados Unidos, onde várias execuções ficaram problemáticas pelo uso de produtos que não foram homologados. A decisão deste tem pode significar uma moratória das execuções em todo o país.