Script = https://s1.trrsf.com/update-1739280909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias dos Estados Unidos

Em combate a políticas de gênero, Trump encerra financiamento a transição para menores de 19 anos

Em ordem executiva, republicano proibiu o governo federal de financiar unidades de saúde que realizem cirurgias e tratamentos químicos

29 jan 2025 - 23h00
(atualizado às 23h20)
Compartilhar
Exibir comentários
Trump encerra financiamento a transição de gênero para menores de 19 anos
Trump encerra financiamento a transição de gênero para menores de 19 anos
Foto: REUTERS/Carlos Barria/File Photo

O governo de Donald Trump encerrou o financiamento público a cirurgias de transição de gênero a menores de 19 anos nos Estados Unidos. A ordem executiva, assinada pelo republicano na última terça-feira, 28, também afeta tratamentos químicos, como a administração de bloqueadores da puberdade

A decisão integra uma série de políticas voltadas a reverter medidas afirmativas a pessoas transgênero, instituídas no governo Biden. Na segunda-feira, 27, o republicano determinou que o Pentágono promovesse uma revisão que provavelmente os impediria de prestar serviço militar. 

O decreto se aplica a ministérios e agências federais e afirma: "Os Estados Unidos não financiarão, apoiarão, encorajarão ou auxiliarão a suposta ‘transição’ de uma criança de um sexo para outro e irmão firmemente fazer cumprir todas as leis que proíbem ou restringem tais procedimentos destrutivos". 

Na prática, o governo federal fica proibído de financiar unidades de saúde que realizem procedimentos de transição de gênero, como as cirurgias e tratamentos químicos. 

Trump despacha ordens executivas do Salão Oval da Casa Branca na quinta-feira, 23
Trump despacha ordens executivas do Salão Oval da Casa Branca na quinta-feira, 23
Foto: REUTERS/Kevin Lamarque

Programas de saúde administrados pelo governo federal, como o TRICARE, para famílias de militares, e o Medicaid, também deverão excluir a cobertura para tais assistências.

A ordem também prevê que o Departamento de Justiça busque litígios e legislação para se opor aos tratamentos, além de trabalhar com o Congresso para que o desenvolvimento de um projeto de lei que permita aos pais e filhos processar profissionais de saúde que realizarem operações ou prescreverem tratamento químico. 

Trump antecipou, em sua posse no dia 20 de janeiro, o fim das políticas afirmativas de gênero. "Forjaremos uma sociedade que não vê cor e é meritocrata. De hoje em diante, a política oficial do governo dos Estados Unidos é que há apenas dois gêneros, masculino e feminino".

*Com informações de Estadão Conteúdo.

Trump assina ordem para transformar Guantánamo em prisão para 30 mil imigrantes ilegais nos EUA:
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade