Em combate a políticas de gênero, Trump encerra financiamento a transição para menores de 19 anos
Em ordem executiva, republicano proibiu o governo federal de financiar unidades de saúde que realizem cirurgias e tratamentos químicos
O governo de Donald Trump encerrou o financiamento público a cirurgias de transição de gênero a menores de 19 anos nos Estados Unidos. A ordem executiva, assinada pelo republicano na última terça-feira, 28, também afeta tratamentos químicos, como a administração de bloqueadores da puberdade.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A decisão integra uma série de políticas voltadas a reverter medidas afirmativas a pessoas transgênero, instituídas no governo Biden. Na segunda-feira, 27, o republicano determinou que o Pentágono promovesse uma revisão que provavelmente os impediria de prestar serviço militar.
O decreto se aplica a ministérios e agências federais e afirma: "Os Estados Unidos não financiarão, apoiarão, encorajarão ou auxiliarão a suposta ‘transição’ de uma criança de um sexo para outro e irmão firmemente fazer cumprir todas as leis que proíbem ou restringem tais procedimentos destrutivos".
Na prática, o governo federal fica proibído de financiar unidades de saúde que realizem procedimentos de transição de gênero, como as cirurgias e tratamentos químicos.
Programas de saúde administrados pelo governo federal, como o TRICARE, para famílias de militares, e o Medicaid, também deverão excluir a cobertura para tais assistências.
A ordem também prevê que o Departamento de Justiça busque litígios e legislação para se opor aos tratamentos, além de trabalhar com o Congresso para que o desenvolvimento de um projeto de lei que permita aos pais e filhos processar profissionais de saúde que realizarem operações ou prescreverem tratamento químico.
Trump antecipou, em sua posse no dia 20 de janeiro, o fim das políticas afirmativas de gênero. "Forjaremos uma sociedade que não vê cor e é meritocrata. De hoje em diante, a política oficial do governo dos Estados Unidos é que há apenas dois gêneros, masculino e feminino".
*Com informações de Estadão Conteúdo.