Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias dos Estados Unidos

EUA defendem munir Iraque contra o terror no “longo prazo”

Vice-presidente dos Estados Unidos participou de um encontro com Dilma Rousseff em Brasília, nesta terça-feira

17 jun 2014 - 16h04
(atualizado às 16h06)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Joe Biden, após encontro com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, em Brasília</p>
Joe Biden, após encontro com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, em Brasília
Foto: Reuters

O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou nesta terça-feira que uma assistência ao Iraque é “altamente requisitada” diante da ameaça dos jihadistas do Estado Islâmico do Iraque e da Síria (Isis), um grupo dissidente da Al-Qaeda. De acordo com Biden, lideranças iraquianas estão sendo consultadas na busca de uma via política para solução do tema.

“O Governo dos Estados Unidos tem trabalhado para apoiar o governo do Iraque e todas as comunidades iraquianas na luta comum contra a ameaça maligna do terror do chamado ISIS”, disse, em declaração à imprensa em Brasília. “Nós estamos consultando uma grande gama de líderes iraquianos em um inclusivo caminho político adiante.”

Se por um lado, os americanos dizem buscar uma via política, por outro, afirmam estar oferecendo apoio às forças de segurança do Iraque. “Provemos assistência às forças de segurança iraquianas. Assistência urgente é atualmente requisitada. Nós também precisamos ajudar o Iraque a construir uma capacidade de confrontar ameaças no longo prazo”, declarou Biden.

Segundo ele, essa capacitação das forças locais requer “deixar de lado sectarismo, lidar com queixas legítimas e construir uma força de segurança inclusiva e assegurar que todas as comunidades vivam juntas e tenham suas vozes ouvidas”. “No fim das contas os iraquianos tem que unir forças para derrotar este inimigo e então seguir em frente para construir um futuro melhor para o Iraque e para o povo iraquiano. E nós estamos os ajudando nesse esforço”, destacou.

Foto: Arte Terra

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade