Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias dos Estados Unidos

EUA e Cuba esperam anunciar em julho reabertura de embaixadas, dizem fontes

12 jun 2015 - 22h11
Compartilhar
Exibir comentários

O governo dos Estados Unidos espera anunciar no início de julho um acordo com Cuba para reabrir suas embaixadas e restabelecer as relações diplomáticas interrompidas há mais de cinco décadas, disseram nesta sexta-feira fontes familiarizadas com o assunto.

Grafite com imagem do herói revolucionário Ernesto "Che" Guevara e uma bandeira cubana, em Havana, Cuba, em maio. 28/05/2015
Grafite com imagem do herói revolucionário Ernesto "Che" Guevara e uma bandeira cubana, em Havana, Cuba, em maio. 28/05/2015
Foto: Enrique de la Osa / Reuters

Os dois países esperam concluir o acordo na primeira semana do mês que vem, abrindo caminho para que o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, visite Havana para uma cerimônia de hasteamento de bandeira, passando a Seção de Interesses a uma embaixada plena, garantiram as fontes.

Desde o anúncio, em dezembro, de que os países tentariam melhorar seus laços, os negociadores resolveram a maioria das diferenças e confiam que em breve solucionarão os temas pendentes, disseram várias fontes à Reuters.

As fontes garantiram que não está claro o momento exato da abertura formal de embaixadas devido à recuperação de Kerry de uma cirurgia. Ainda, o prazo final de 30 de junho para um acordo nuclear com o Irã se aproxima, o que poderia atrapalhar o cronograma.

O restabelecimento das relações bilaterais seria a última etapa do processo de normalização dos laços, que deve avançar lentamente por causa dos problemas sobre temas como direitos humanos em Cuba. Também há o embargo econômico dos EUA contra a ilha de governo comunista que só o Congresso pode suspender.

(Reportagem adicional de Patricia Zengerle)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade