EUA: frio deixa milhares de alunos presos nas escolas no sudeste
A forte e um pouco incomum onda de frio que atinge o sudeste dos Estados Unidos deixou milhares de estudantes presos em suas escolas nessa terça-feira. Por conta da temperatura e más condições das vias, que se tornam perigosas pelo acúmulo de neve, Estados como Geórgia e Alabama mantiveram seus alunos nas escolas ao fim de suas aulas, de acordo com informações da CNN.
O governador do Alabama, Robert Bentley, disse que essa é “uma situação muito perigosa”, e pediu aos moradores que fiquem em casa. Pelo menos cinco pessoas morreram em acidentes de trânsito relacionados ao frio, de acordo com sargento Steve Jarrett, porta-voz do Departamento de Segurança Pública do Estado. O governador declarou estado de emergência e ativou a tropa da guarda nacional para ajudar com a tempestade.
Na cidade de Hoover, 4,5 mil estudantes foram forçados a passar a noite na escola. Em Birmingham, foram 800. Bentley pediu calma aos pais que não consigam buscar seus filhos. “Eu sei que há ansiedade. Eu quero assegurar a todos os pais que se você confia nos professores para tomar cuidado das crianças durante o dia, eles cuidarão delas durante a noite”, disse o governador.
Em Atlanta, na Geórgia, alunos de aproximadamente 50 escolas aguardavam até o início da madrugada a partida dos ônibus escolares para voltarem para casa. O prefeito Kasim Reed pediu aos motoristas que fiquem pelo menos um dia sem dirigir, para que os funcionários do município possam limpar e desobstruir as ruas.
Enquanto a população do nordeste americano está mais acostumada a enfrentar o frio, a situação pode se tornar realmente perigosa para os habitantes mais ao sul do país. Com menos recursos para combater a neve e o gelo, autoridades podem encontrar bastante dificuldade para conseguir normalizar a situação.
Além disso, os motoristas da região não estão acostumados a dirigir em vias escorregadias, o que pode provocar sérios acidentes de trânsito.