EUA: três caçadores de tempestades morrem em passagem de tornado
Homens estavam envolvidos em pesquisa sobre o assunto e viajaram para a região das Grandes Planícies
Três veteranos caçadores de tempestades figuram entre as dez pessoas mortas na sexta-feira quando um tornado violento atingiu o Estado de Oklahoma, nos Estados Unidos, segundo informações da agência Associated Press.
Jim Samaras disse à agência no domingo que seu irmão, Tim Samaras, morreu perto de El Reno. O filho de Tim, Paul Samaras, e Carl Young, que atuavam como caçadores de tornados e acompanhavam Tim, também faleceram.
O Centro de Previsão de Tempestades em Norman, Oklahoma, afirmou que os homens estavam envolvidos em pesquisa e viajaram para a região das Grandes Planícies em busca de mau tempo, na esperança de alertar as pessoas antes da ocorrência dos fenômenos e para ajudar os meteorologistas a entender os desastres naturais.
"Eles se colocaram no caminho para educar o público sobre o poder destrutivo destas tempestades," disse Chris West, porta-voz do Canadian County. Tim Samaras participou do programa "Storm Chasers” (Caçadores de tempestades), do Discovery Channel, que foi ao ar até o ano passado.
"Estamos profundamente tristes pela perda de Tim Samaras, Paul e seu colega Carl. Nossos pensamentos e orações vão para as suas famílias", disse o porta-voz do Discovery Channel Laurie Goldberg. O canal planeja dedicar um show na noite de domingo aos três homens.