Fêmea de tubarão grávida de 40 filhotes é encontrada morta em praia
Animal foi encontrado em uma praia do Alabama, nos Estado Unidos. Filhotes também estavam sem vida
Um grande tubarão-martelo apareceu morto na praia de Orange Beach, no Alabama, nos Estados Unidos. A aparição da fêmea de mais de 4 metros ocorreu na última semana, e o que chamou a atenção dos pesquisadores, além da morte, é que ela estava grávida de 40 filhotes.
O animal, da espécie 𝘚𝘱𝘩𝘺𝘳𝘯𝘢 𝘮𝘰𝘬𝘢𝘳𝘳𝘢𝘯, foi puxado por turistas que acionaram a equipe de costeiros da cidade. De acordo com a Mississippi State University Marine Fisheries Ecology, biólogos viajaram de Biloxi para Orange Beach para examiná-lo.
Não foi possível determinar a causa da morte, mas foi detectado que todos os filhotes também estavam sem vida. No entanto, várias vértebras foram retiradas do tubarão para avaliar a idade e o local de nascimento. Além disso, o tecido muscular também foi removido, e com ele é possível determinar hábitos alimentares e se houve contaminação por metais pesados ou microplásticos.
“Embora seja triste, é muito raro encontrar uma grande fêmea grávida, e os dados coletados serão extremamente úteis para aprender sobre a fecundidade do tubarão-martelo”, afirma o post da organização. “Estamos muito gratos por nossa equipe ter conseguido tirar o tubarão da praia, protegê-lo das intempéries e congelá-lo poucas horas após a chamada inicial”, completou. Os filhotes também serão estudados, preservados e doados à escolas para fins educacionais.