George Santos, deputado brasileiro nos EUA, é preso, diz agência
Promotores federais do país apresentaram acusações criminais após parlamentar republicano mentir sobre seu currículo
George Santos, integrante da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, foi preso em Nova York nesta quarta-feira, 10, sob a acusação de fraude, lavagem de dinheiro, apropriação indevida de dinheiro público e declarações falsas. As informações foram divulgadas pela Reuters.
Nesta semana, promotores federais do país apresentaram acusações criminais contra o deputado republicano, que admitiu ter mentido sobre seu currículo. Entre outras alegações, Santos disse ter diplomas da Universidade de Nova York e do Baruch College, apesar de nenhuma das instituições ter registro de sua frequência. Ele alegou ter trabalhado no Goldman Sachs e no Citigroup, o que também não seria verdade.
Em declarações falsas, ele disse ainda que era judeu e que seus avós escaparam dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Também não revelou um casamento com uma mulher por vários anos, encerrado em 2019.
Após essas revelações, Santos pediu desculpas por "enfeitar" seu currículo, ao mesmo tempo em que defendeu aspectos de como havia representado si mesmo.