Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Estados Unidos

Hillary diz que Putin quer "redesenhar" fronteiras da Europa

19 mar 2014 - 00h21
(atualizado às 00h28)
Compartilhar
Exibir comentários

A ex-secretária americana de Estado, Hillary Clinton, afirmou nesta terça-feira, em Montreal, que o presidente russo, Vladimir Putin, quer "redesenhar" as fronteiras da Europa oriental, e corresponde apenas a ele evitar uma nova Guerra Fria.

"A lógica de Putin na Crimeia é a que os habitantes desta região reanexada à Rússia são de etnia russa, são russófonos, que sempre foram parte da Rússia", declarou Clinton em entrevista na Câmara de Comércio de Montreal.

Este raciocínio "pode ser estendido não apenas a outras partes da Ucrânia, mas também a regiões como Estônia, Lituânia e Letônia. Há muitos outros lugares onde há gente de etnia russa ou russófonos", observou Hillary Clinton.

Após a Ucrânia, outros países poderão se ver "confrontados com um ataque direto russo", advertiu a ex-secretária de Estado. "Putin tenta redesenhar as fronteiras da Europa posteriores à Segunda Guerra Mundial", disse Hillary em meio aos aplausos de cerca de 4,3 mil pessoas.

A ex-secretária de Estado destacou que espera "que não se trate de uma nova Guerra Fria". "Ninguém quer que isto aconteça, mas depende apenas de Putin".

A Crimeia conta com 2 milhões de habitantes, dos quais quase 60% são russos, 25% ucranianos e 12% tártaros
A Crimeia conta com 2 milhões de habitantes, dos quais quase 60% são russos, 25% ucranianos e 12% tártaros
Foto: Arte Terra

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/crise-na-ucrania/" href="http://noticias.terra.com.br/mundo/crise-na-ucrania/">veja o infográfico</a>
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade