JFK estava preocupado que Lyndon Johnson o sucedesse na presidência
O presidente americano John F. Kennedy estava preocupado com o país caso seu vice-presidente, Lyndon Johnson, viesse a sucedê-lo, de acordo com entrevistas gravadas com a viúva, Jacqueline Kennedy, e que serão exibidas na próxima semana pela ABC News.
Nas entrevistas, gravadas meses depois do assassinato do presidente Kennedy em 22 de novembro de 1963 em Dallas, Texas, e da posterior posse de Johnson, Jacqueline Kennedy disse que seu marido estava pensando em como assegurar que seu vice não se candidatasse à Presidência em 1968.
A viúva do presidente disse que tanto seu marido, como seu cunhado, Robert Kennedy, haviam comentado a questão.
"Bobby me disse isso mais tarde, e sei que Jack falou disso comigo algumas vezes. Ele disse:'Oh, Deus, pode imaginar o que aconteceria com o país se Lyndon fosse presidente?'", recordou a ex-primeira-dama.
Jacqueline Kennedy disse ainda que seu marido tinha a intenção de manter Johnson na plataforma em 1964, mas com esperanças de impedir que se candidatasse em 1968, ao final do que poderia ter sido o segundo mandato de John F. Kennedy.
"Ele não gostava da ideia de que Lyndon fosse presidente porque estava preocupado com o país", explicou Jacqueline Kennedy.
Pouco depois que Kennedy foi assassinado, Jacqueline foi imortalizada numa foto em que - ainda com o vestido manchado de sangue - estava ao pé de Johnson enquanto ele jurava no cargo no avião presidencial.
Johnson concluiu o mandato de Kennedy e ganhou as eleições presidenciais de 1964. Seus anos na Casa Branca foram marcados pela Guerra do Vietnã e a aprovação de uma histórica legislação sobre os direitos civis.
As memórias de Jacqueline Kennedy provêm de uma série de entrevistas realizadas pelo historiador Arthur Schlesinger, que foram mantidas em particular pela família Kennedy até agora.
As transcrições estão incluídas no livro "Jacqueline Kennedy: Conversas históricas sobre a vida com John F. Kennedy", que será publicado este mês.
A ABC News exibirá as gravações na terça-feira.