Kerry deixa hospital e diz que participará de negociações com Irã
O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, que acaba de sair de um hospital de Boston após tratar uma fratura na perna, disse nesta sexta-feira que estará "totalmente envolvido" nas negociações para finalizar um acordo nuclear com o Irã e que planeja viajar em breve para as reuniões.
Kerry, de 71 anos, quebrou o fêmur direito em 31 de maio enquanto andava de bicicleta em um trecho do Tour de France, na região de Alta Saboia, levantando dúvidas sobre o envolvimento dele nas negociações antes do prazo final de 30 de junho.
Ao aparecer em público pela primeira vez desde a lesão, Kerry procurou dissipar as dúvidas sobre seu envolvimento nas negociações nucleares com o Irã.
"Eu estarei absolutamente, completamente e totalmente envolvido nessas negociações. Eu estou agora. Não perdi um detalhe", disse Kerry a repórteres.
"E vou viajar pra lá no momento oportuno nos próximos dias a fim de avançar nas negociações neste momento importante. Portanto, há um monte de trabalho sobre a mesa."
Kerry disse que pretende viajar para se juntar às negociações após conversas estratégicas e econômicas com a China em Washington entre 22 e 24 de junho.
"Depois disso, sairei para ir à última etapa das conversações com o Irã", disse Kerry ao deixar o Hospital Geral de Massachusetts onde foi submetido a uma cirurgia em 2 de junho.
Os Estados Unidos e alguns de seus aliados suspeitam que o Irã esteja usando o programa nuclear civil como disfarce para desenvolver armas nucleares. O Irã nega, dizendo que seu programa tem fins pacíficos.
(Reportagem de Will Dunham e Eric Beech)