Médico em NY está curado do ebola e terá alta nesta terça
Seu caso era o único de ebola tratado atualmente nos EUA, onde foi registrada uma vítima fatal do vírus: o liberiano Thomas Eric Duncan
O único infectado com ebola no estado de Nova York, o médico Craig Spencer, sairá do hospital nesta terça-feira, onde foi internado no dia 23 de outubro, após ter superado a doença, anunciou a prefeitura na segunda.
"Depois de um rigoroso tratamento e testes, o doutor Craig Spencer - o paciente admitido e diagnosticado com ebola no hospital Bellevue - foi declarado livre do vírus", destacou a prefeitura de Nova York em um comunicado.
O anúncio confirma notícia antecipada na edição de hoje do jornal The New York Times, que citou fontes próximas do caso.
"O plano para dar alta ao doutor Spencer (...) foi confirmado nesta segunda-feira por duas pessoas próximas ao seu tratamento", destacou o jornal em seu site na internet.
Spencer, de 33 anos, e que contraiu o vírus supostamente na Guiné, enquanto trabalhava para a ONG Médicos sem Fronteiras (MSF) no tratamento de doentes com Ebola, apresentou melhora nos últimos dias, mas permanecia isolado e em tratamento, segundo o boletim divulgado pelas autoridades na quarta-feira passada.
Seu caso era o único de ebola tratado atualmente nos Estados Unidos, onde foi registrada até o momento uma vítima fatal do vírus: o liberiano Thomas Eric Duncan, falecido em um hospital de Dallas, Texas, em 8 de outubro.
Segundo as últimas cifras disponíveis da Organização Mundial da Saúde (OMS), a epidemia de Ebola deixou até o momento quase 5 mil mortos em oito países - a maioria em Libéria, Serra Leoa e Guiné - de um total de cerca de 13 mil casos.