Obama agradece apoio do papa por "novo começo" com Cuba
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, agradeceu nesta quarta-feira ao papa Francisco por seu "inestimável apoio ao novo começo" entre seu país e Cuba que, disse, oferece a "promessa" de uma melhor relação bilateral, maior cooperação com o continente e "uma vida melhor para o povo cubano".
Obama fez um breve discurso durante a cerimônia oficial de boas-vindas ao pontífice na Casa Branca, assistida por cerca de 15 mil pessoas. "Santo Padre, estamos agradecidos por seu inestimável apoio a nosso novo começo com o povo cubano, que oferece a promessa de melhores relações entre nossos países, maior cooperação em todo o continente e uma vida melhor para o povo cubano", ressaltou Obama.
Tanto o governo dos Estados Unidos como o de Cuba reconheceram o papel crucial desempenhado pelo papa nas conversas secretas que derivaram no histórico acordo anunciado em dezembro para a normalização das relações bilaterais e o reestabelecimento dos laços diplomáticos.
Francisco chegou aos EUA depois de uma visita de três dias a Cuba, onde visitou Havana, Holguín e Santiago de Cuba. O papa fez questão de retribuir as palavras do presidente americano e seu constante esforço para "reparar as relações rompidas" e "abrir novas portas de cooperação" na humanidade. Segundo o Pontífice, esses esforços "são passos positivos na via da reconciliação, a justiça e a liberdade".
Embora Francisco não tenha citado casos concretos, fez uma chamada a "todos os homens e mulheres de boa vontade desta grande nação" para que apóiem "os esforços da comunidade internacional para proteger os vulneráveis de nosso mundo e estimular modelos de desenvolvimento integrais e inclusivos". Além disso, acrescentou "para que nossos irmãos e irmãs em todas partes possam conhecer a bênção da paz e a prosperidade que Deus deseja para todos seus filhos".